quinta-feira, novembro 08, 2007

ESTREIA DA SEMANA: EUROPEAN FILM FESTIVAL

A partir de hoje, há mais um festival de cinema a acrescentar à lista que não tem parado de aumentar ultimamente: o European Film Festival, que até dia 17 se instala nas salas do Casino do Estoril e do Cascais Villa. O evento, dirigido por Paulo Branco, exibe 14 obras inéditas em competição e inclui, noutras secções, várias ante-estreias como o (recomendável) novo filme de David Cronenberg, "Eastern Promises", ou "Control", de Anton Corbijn.

Pedro Almodóvar e David Lynch são os realizadores em destaque, e o primeiro estará presente na cerimónia de abertura, esta noite (assim como algumas das suas actrizes de eleição, como Rossy de Palma ou Marisa Paredes), e amanhã à tarde num encontro com o público. As obras de ambos ocupam uma considerável fatia do cartaz, que as revisita na íntegra e inclui alguns títulos nunca exibidos antes por cá (como os primeiros filmes de Almodóvar ou as curtas-metragens de Lynch).

O European Film Festival contempla ainda concertos de Victoria Abril, Bernardo Sassetti Trio e Julee Cruise, que tal como as Master Classes de Werner Schroeter ou Raoul Ruiz, entre outros, são de acesso gratuito. Todas as informações no site oficial.

Das estreias da semana propriamente ditas não há muito a destacar, ainda que "A Morte do Sr. Lazarescu", de Cristi Puiu, ou "30 Dias de Escuridão", de David Slade (o realizador de "Hard Candy"), mereçam uma espreitadela.

2 comentários:

Ricardo disse...

O Hard Candy foi um bom filme, mas eu ia ver de qualquer das maneiras o 30 dias de Escuridão! Sábado!

gonn1000 disse...

Esperava um pouco mais, mas se gostas de filmes de vampiros aconselho.