sexta-feira, janeiro 06, 2006

POSTO DE ESCUTA 2005: 20 CANÇÕES

Se em 2005 vi todos os filmes que me despertaram interesse, o mesmo não aconteceu em relação aos discos, já que ficou muita coisa por ouvir (e que pretendo redescobrir em 2006). Por isso, acho que não faz sentido fazer uma lista de melhores discos, porque apesar de ter gostado de muitos poucos foram aqueles que realmente me convenceram por completo. O preferido do ano é "The Witching Hour", dos Ladytron (mas daqui a uns meses provavelmente será outro), o melhor do quarteto britânico que já se tornou numa das minhas bandas de eleição.

De entre as canções que ouvi, estas 20 foram as mais marcantes e recomendo vivamente a sua audição compulsiva:

Arcade Fire – “Rebellion (Lies)”
Billy Corgan – “Mina Loy (M.O.H.)”
Bloc Party – “Pioneers”
The Chemical Brothers – “Close Your Eyes”
Coldplay – “White Shadows”
Death Cab for Cutie – “Soul Meets Body”
Depeche Mode – “Nothing’s Impossible”
dEUS – “Include Me Out”
Editors – “Munich”
Fiona Apple – “O’ Sailor”
Garbage – “Metal Heart”
Goldfrapp – “Fly Me Away”
Kaiser Chiefs – “Everyday I Love You Less and Less”
Ladytron – “Destroy Everything You Touch”
Ladytron – “International Dateline”
LCD Soundsystem – “Tribulations”
Madonna – “I Love New York”
Nine Inch Nails – “Right Where it Belongs”
Nine Inch Nails – “Sunspots”
Royksopp – “What Else is There”

13 comentários:

Daniel Pereira disse...

Dois pontos ao de leve:

- admiro a coragem de escolher uma música do álbum dos Arcade Fire (se bem que sei que não ficaste assim tão entusiasmado), mas, por acaso, não escolheria essa se conseguisse escolher alguma.

-gosto muito de todo o álbum dos Bloc Party, mas a "Banquet", antes de toda a mediatização, já era o meu single do ano.

De qualquer forma, fica o meu respeito pela tua lista de músicas (mais que pela de filmes :P ).

Abraço

Anónimo disse...

Feel the hollowness inside of your heart, and it's all... "Right Where it Belongs"- talvez a mais bela canção do Mundo.(talvez retirasse o talvez, mas só talvez:)

Cumprimentos melómanos

Spaceboy disse...

Bela lista de canções. Também gostei bastante do «Witcing Hour» dos Ladytron, um dos melhores de 2005 sem dúvida.

gaZpar disse...

Boas escolhas. ;) Bom ano!

gonn1000 disse...

Daniel: Acho que o disco dos Arcade Fire é apenas bom, e não a obra-prima que muitos proclamam. De qualquer forma, gosto bastante desta canção.
Também gosto da "Banquet", mas tendo de escolher não é a minha preferida do "Silent Alarm".
Bons sons ()

Turat Bartoli: O quê, estás a colocar NIN à frente dos Radiohead????

Spaceboy: Já sei, já sei, mas não ouvi tantos discos como tu...

GaZpar: Obrigado e bom ano :)

Joana C. disse...

Lista bastante interessante. Destaco a "Rebellion (Lies)" dos Arcade Fire, é das melhores músicas que tive oprtunidade de conhecer em 2005.

Anónimo disse...

Boa lista :). E graças a Deus, não escolheste a "Hung Up" da Madonna: é que já não posso com a música :S lol!

Abraço!

Anónimo disse...

Oh Gonçalo. OH Gonçalo. OH OH Gonçalo "versão provocador":P, eu já temia que isto ia acontecer agora. Bem, é assim, é só 1 canção, algo dúbia no elogio que lhe fiz, que... simplesmente dá cabo de mim... Os Cabeças de Rádio nunca sofrerão sombra de ninguém, acontece que o virtuosíssimo do Trent conseguiu fazer magia a sério, mas o magic show do Thom e companhia limpa tudo. As simple as it gets. Lembra-te do "talvez" que eu usei, e se ele acabar por desaparecer... por favor não me malhes mais, é sinal que... as coisas são assim mesmo. Estão right where they belong.

Abraço melancolilomano:)

Anónimo disse...

Bela lista... mas achei mm que um dos temas mais marcantes do ano foi mesmo o Wake Up dos Arcade Fire. Quanto ao da Madonna concordo totalmente. É provavelmente a minha faixa favorita do álbum.

gonn1000 disse...

Joana C.: É um grande single, esse, estamos de acordo...

SOLO: Esteve quase quase, mas do novo disco gosto mais da que escolhi :)

Turat Bartoli: Oh Artur, podes admitir que gosatste mais dos NIN, o que de resto só te fica bem :P

Nuno Gonçalves: Bem, os Arcade Fire também foram das bandas mais marcantes do ano (segundo consta), por isso qualquer tema seria representativo. E a Madonna, noutro departamento, não o foi menos, e se ainda só lançou um single do álbum sabe-se lá do que será capaz em 2006 :)

Anónimo disse...

Oh Gonçalo "versão provocador 2.0 o regresso":P, é assim, a dita canção é Bem Capaz de ser a minha preferida de sempre até hoje, mas não é por isso que os NIN farão sombra aos Radiohead. É inconcebível- no way and no how!:P

Abraçola, e ainda estou para ver quando vais revelar que preferes os S. Pumpkins aos Garbage:P You better start talking:)

Anónimo disse...

O meu álbum do ano, "Silent Alarm" dos Bloc Party,
se bem que algumas das 'minhas' canções do ano vão ao encontro de certas escolhas tuas...

gonn1000 disse...

Turat Bartoli: Eheh, bem, os Smashing Pumpkins criaram um álbum que considero genial, o "Adore", mas os Garbage criaram dois, "Garbage" e "Version 2.0". Acho que isso responde à tua provocação :P

Lost in Space: Também gostei muito do "Silent Alarm", se fizesse um top10 de discos de 2005 esse estaria lá de certeza :)