sábado, setembro 17, 2005

O ÚLTIMO DESTINO

Steff, imerso em problemas financeiros que afectam o seu negócio de carpintaria, surpreende-se quano lhe revelam que Martin Hilde, o seu ex-namorado, morreu de SIDA, deixando-lhe toda a sua herança.

Embora afectado pela inesperada perda, encontra nestas novas receitas um rumo para uma maior prosperidade económica, mas só terá acesso à quantia que lhe é devida se fizer um acordo com a abastada família de Hilde, que lhe exige que lhes entregue a urna com as cinzas a fim de a colocar junto das campas dos familiares.

Contudo, a realização deste acordo será colocada em causa devido às atitudes de Rex, namorado de Hilde nos seus últimos meses de vida que rouba a urna disposto a lançar as cinzas ao mar, cumprindo assim o desejo que Hilde deixou expresso no testamento.

"Hilde's Journey" (Hildes Reise), de 2004, terceira longa-metragem do suíço Christof Vorster, segue este conturbado processo onde Jeff e Rex entram em fricção constante e iniciam uma viagem de automóvel onde decidirão qual o destino a dar às cinzas de Hilde.

Debruçando-se sobre a temática do luto, interligando-a com um olhar sobre as relações familiares, a SIDA e a sexualidade, a película é um intrigante drama com traços de road movie onde as cinzas de Hilde originarão um renascimento das personagens, que reavaliam aqui os seus ideais e posturas.

Christof Vorster gera adequadas atmosferas lacónicas, apostando num realismo seco e dormente, caracterizado por um forte sentimento de perda e considerável desolação emocional (percorrendo territórios próximos dos de "O Seu Irmão", de Patrice Chéreau).

Formalmente simples mas eficaz, o filme alicerça-se sobretudo nas personagens, suficientemente complexas e humanas para se tornarem interessantes de seguir, e para tal contribui não só o sóbrio argumento mas também as interpretações seguras de todo o elenco.

Um drama subtil e lo-fi, sem os excessos melodramáticos ou efeitos-choque que poderiam minar uma obra que aborda a morte, a SIDA e a homossexualidade, "Hilde's Journey" é uma obra adulta trata questões relevantes de forma inteligente, juntando-se ao grupo de pequenas surpresas que merecem ser descobertas.

E O VEREDICTO É: 3/5 - BOM

2 comentários:

Spaceboy disse...

Fiquei com curiosidade para ver o filme mas receio que não terei esta opurtunidade tão cedo.

gonn1000 disse...

Pois, também não me parece muito provável, já que não estás muito perto de Lx...