sexta-feira, julho 29, 2005

BE COOL

Após três álbuns que os tornaram num dos nomes centrais do trip-hop, os Morcheeba apresentaram em 2002, com "Charango", um sólido regresso após a recepção algo fria de que o álbum anterior, "Fragments of Freedom", foi alvo.

Expondo mais semelhanças com o segundo registo de originais, "Big Calm", do que com o seu antecessor, "Charango" apresenta aquilo que o trio britânico sabe fazer melhor: um conjunto de canções baseadas no formato trip-hop que não recusam contaminações da soul, pop, funk, R&B e hip-hop.

Embora leves e acessíveis, com potencial para constarem em playlists formatadas - de que foram exemplo os singles "Otherwise" e "Way Beyound" - os temas do disco condensam também engenho e subtileza q.b., não se esgotando às primeiras audições e constituindo um apelativo cardápio sonoro.

Uma das maiores forças do trio é a voz de Skye Edwards (aqui na sua última colaboração, uma vez que a vocalista desistiu do projecto entretanto), sedutora e envolvente, que se entrelaça naturalmente com as atmosferas lânguidas e apaziguadas das canções.
Para além de Edwards, "Charango" conta ainda com as vozes dos rappers Pace Won e Slick Rick e do vocalista dos Lambchop, Kurt Wagner (que participa no grande momento do álbum, "What New York Couples Fight About", uma das melhores canções dos Morcheeba).

Apesar de ser um disco agradável e consistente, "Charango" peca por não acrescentar muito ao que a banda fez em registos anteriores, limitando-se a dar continuidade aos ambientes de "Big Calm". Tal não é necessariamente negativo, sobretudo quando a maioria das canções são convincentes - e por vezes muito boas, como "Get Along" e "Public Displays of Affection" -, mas não faz deste um disco especialmente ousado ou inventivo. É, contudo, um álbum que ainda irradia frescura e vitalidade mais do que suficientes para se tornar num objecto a ouvir, de preferência numa tarde calorosa marcada pela tranquilidade e inércia.

E O VEREDICTO É: 3/5 - BOM

9 comentários:

kimikkal disse...

Já ouviste o novo trabalho da banda? O que achas?

Gosto do novo trabalho dos Morcheeba.

gonn1000 disse...

Do novo só conheço o single, e gostei.

membio disse...

Gostava mais dos 1ºs trabalhos que os mais recentes... mas continuo a ouvir com bastante atenção esta banda

brain-mixer disse...

Não acho nada mau o trabalho deles, mas o que estou a adorar são os álbums dos MUSE. Arrangei três deles e acho espectacular!

gonn1000 disse...

membio: Sim, nos discos mais recentes começaram a repetir-se, mas ainda são uma banda a ter em conta...

Brain Mixer: Não têm muito a ver, mas também gosto dos Muse. Qualquer dia destaco-os...

S0LO disse...

Eu tenho este :D! Dava-lhe a mesma classificação que tu. Gosto muito da sonoridade de Morcheeba.

Cumps. musicais

gonn1000 disse...

Então neste concordamos...Também gosto, tenho de confirmar se o novo disco está à altura...

ballroom dancing disse...

Hi there. I'm interested in ballroom dancing and would like to get some local help & advice. I've met some local people via this ballroom dancing site but do you know of any others where I can meet local people?
Many thanks

tap dancing disse...

Hey there. Nice blog. Can I ask if you know of any sites like this one (tap dancing) where I can meet other people interested in tap dancing?
Cheers