sexta-feira, novembro 25, 2005

OS SEGREDOS DOS SONHOS MIGRATÓRIOS

Num mês marcado por múltiplos concertos em salas nacionais, em particular nos lisboetas – de Sigur Rós a Devendra Banhart, passando por Emir Kusturica ou Coldplay, entre outros -, o dos Mercury Rev parece ter sido (injustamente) ofuscado, tendo em conta que o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, onde a banda actuou no passado dia 22, registou um número modesto de espectadores, que mal preencheram metade da sala.

A limitada afluência de público não impediu, contudo, que o grupo norte-americano demonstrasse entrega, coesão e empenho, percorrendo episódios-chave da sua discografia durante quase duas horas vincadas por um interessante cardápio sonoro bem complementado por uma sólida componente visual.

Mantendo em palco a aura misteriosa e encantatória que caracteriza os álbuns, os Mercury Rev surpreenderam até mesmo antes de iniciarem o concerto, uma vez que as primeiras imagens exibidas no ecrã centraram-se numa homenagem ao cinema dos anos 30, dando depois destaque a uma sucessão de capas de discos de músicos díspares, cujo espectro englobou David Bowie, Nina Simone, Chemical Brothers, Hüsker Du ou Galaxie 500, então acompanhadas pela inebriante “Lorelei”, dos Cocteau Twins.

“The Secret Migration”, o álbum mais recente, editado no início de 2005, foi o elemento central do alinhamento, mas a noite contou também com canções de outros registos da banda, em especial do aclamado “Deserter’s Songs”, aquele que é para muitos a obra-prima dos Mercury Rev.
Embora o novo disco não seja tão inspirado como os anteriores, ao vivo parte das suas canções resultaram, já que a energia e teatralidade do vocalista Jonathan Donahue, a par da eficácia dos restantes elementos, compensaram a monotonia e mediania de algumas das composições.

Canções como “In the Wilderness” ou “Vermillion” ganharam um interesse renovado, encorajando uma nova audição e eventual reavaliação do novo disco, mas os grandes momentos do espectáculo basearam-se em temas mais antigos, de “Deserter’s Songs” e “All is Dream”, casos do plácido e envolvente “Holes” e do igualmente cativante e melódico “Goddess on a Hiway”, assim como do emblemático “The Dark is Rising” (que encerrou o concerto com uma convincente alternância entre ambientes intimistas e épicos) e, sobretudo, do esplêndido “Tides of the Moon”, o pico de intensidade da noite, cujas brumas de intriga e onirismo foram complementadas por uma considerável visceralidade, assinalando uma versão ainda mais claustrofóbica do que aquela incluída no disco.

Apesar de dois ou três episódios de grande nível, o concerto teve também aspectos menos conseguidos, uma vez que as pontuais falhas de som, a qualidade apenas regular de algumas canções (de “The Secret Migration”) e certas sequências de imagens e frases dispensáveis projectadas no ecrã (próximas de duvidosas atmosferas new age que, de resto, contaminam a capa do novo álbum) desequilibraram a espaços uma noite que não deixou de ser bela e memorável.
No final, o público retribuiu a dedicação incansável da banda e aplaudiu de pé, mas sem histerismos desnecessários, terminando quase duas horas passadas entre histórias mirabolantes, segredos partilhados e estranhas fábulas em forma de música.

E O VEREDICTO É: 3/5 - BOM

6 comentários:

mr pavement disse...

partilho o sentimento de injustiça relativo à promoção mediática do concerto.

não obstante, pelo que leio, os senhores do tal álbum de 1998 estiveram bem.

interessante perspectiva dos momentos que antecederam a entrada da banda em palco.

cumprimentos.

gonn1000 disse...

Estiveram bem, sim, mas talvez tivessem estado melhor numa Aula Magna por exemplo. Enfim, é sempre uma hipótese para um próximo concerto, o grupo já mostrou que está à altura.

Unknown disse...

Concordo Gonn :) O concerto foi um pouco ofuscado pela restante oferta pela capital. E de facto, na Aula Magna teria sido melhor acolhido. Aquelas falhas de som, foram um pouco fora :S mas lá deram a volta e tornou-se um espectáculo bem interessante :) Eu dava-lhes um 3,8/5. Hehe :) O que achas?

Hugzz migratórios (e na tua mochila tb)

gonn1000 disse...

Bem, eu gostei moderadamente, houve 2 ou 3 momentos muito bons mas também um ou outro mais morno, por isso acho que o 3/5 é adequado. Fica bem e não abuses do café :P

O Puto disse...

Arghhhh! Não devia ter visto este post. Agora corroo-me de arrependimento.
("Corroo-me"? Será mesmo assim que se escreve?)

gonn1000 disse...

LOL calma, terás com certeza mais oportunidades para os ver.
Acho que é "corrôo-me".