quinta-feira, fevereiro 24, 2005

CYBERPOP 3D

Com o seu segundo álbum de originais, os Garbage proporcionaram, em 1998, um dos melhores registos pop de final do milénio.
Em "Version 2.0.", a amálgama de rock e electrónica aprimora as desafiantes sonoridades do igualmente recomendável disco de estreia e oferece um saboroso conjunto de doze canções, qualquer delas candidata a single perfeito e inesgotável.

Se em "Garbage" a banda apostava numa simbiose de influências que percorriam o grunge, indie rock, shoegazer e alguns travos góticos, devidamente acompanhadas por uma considerável carga electrónica, em "Version 2.0." os ambientes centram-se numa estimulante power-pop mesclada com reminiscências techno/industriais e trip-hop.

Mais acessível do que o álbum antecessor, não é por isso menos ousado e inventivo, dado que as cativantes e trauteáveis melodias encontram-se imersas numa complexa rede electrónica composta por um minucioso trabalho de produção.
Devido à densa presença de loops e samples (profissionalmente trabalhados), "Version 2.0." consegue surpreender ao longo de várias audições, e cada canção possui um recanto com territórios inexplorados e refrescantes.

As absorventes texturas e camadas sonoras que o grupo utiliza nas suas composições já seriam suficientes para entusiasmar, mas a sedutora e carismática voz de Shirley Manson fornece uma considerável mais-valia. Por vezes frágil e delicada, como na etérea balada "You Look So Fine", noutros momentos portentosa e rude, como na dinâmica "I Think I'm Paranoid", a presença da vocalista é um condimento tão essencial como o intrincado trabalho de estúdio originado por Buth Vig e demais elementos da banda.

Mais polido e "limpo" do que "Garbage", uma vez que não possui atmosferas tão claustrofóbicas e nebulosas como este, "Version 2.0." contém, ainda assim, uma série de canções pop de alto calibre, como a intrigante "Sleep Together", a belíssima "The Trick is to Keep Breathing", a irresistível e ultra-dançável "Dumb" ou a criativa e viciante "Hammering in My Head" (com uma estranha, mas hipnótica, mistura de techno e spoken word, num dos momentos mais experimentais do álbum).

Apelativo, ecléctico e consistente, "Version 2.0." é um brilhante sucessor de "Garbage", destacando-se, juntamente com este, como um dos mais interessantes discos da década de 90 a interligar as linguagens do rock e da electrónica, numa soberba combinação de referências e universos cada vez mais indissociáveis.

E O VEREDICTO É: 5/5 - EXCELENTE

6 comentários:

O Puto disse...

Confesso que ouvi mais vezes o álbum de estreia (continua a ser o meu preferido), mas o segundo registo tem o seu mérito, pois revela evolução e uma faceta mais pop. Destaco também alguns lados b dos singles.
O 3º álbum é que foi uma banhada total. Espero que se redimam com o próximo disco.

gonn1000 disse...

Também prefiro o primeiro, mas acho que são ambos excelentes. O "beautifulgarbage" foi uma semi-desilusão, mas tem algumas boas canções, e os lados-b são de facto recomendáveis (chegou a falar-se de um disco de raridades há uns anos).

Já ouvi o primeiro single do novo álbum e...enfim, pode ser que melhore com audições repetidas :S

missyoumost disse...

Olá rapaz :D
Eu gosto de algumas canções dos Garbage eheheh :D o nome do grupo deles é engraçado LOL no coments! eheheh :D
Adoro as canções The World Is Not Enough e Stupid Girl :D e a Sherry Lips [axo que é assim que se escreve] eheh :D
Keep up the good work on this blog :D I find interesting the way you write your reviews :D

Abraço grande :D porta-te! :D

gonn1000 disse...

Bem, ao menos sempre concordamos em alguma coisa no que diz respeito a gostos musicais, vá lá...

E é "Cherry Lips" lol, mas eu não conto a ninguém ;P

Gustavo H.R. disse...

gonn1000: retribuindo a visita ao meu blogue. Em Portugal os principais filmes são lançados bem antes que no Brasil: ainda não tivemos a oportunidade de conferir O FANTASMA DA ÓPERA, P.S. (adoro Laura Linney), A VERY LONG ENGAGEMENT e muito menos MELINDA & MELINDA... O que é interessante. Tu escreves muito bem.
Até mais...

gonn1000 disse...

Não sabia nisso, pensava que éramos os últimos lol...Nesse caso, podes ir vendo aqui alguns "spoilers" dos filmes antes de chegarem ao Brasil ;)

E obrigado pela observação :)