segunda-feira, janeiro 22, 2007

CINEMA: OS MELHORES FILMES DE 2006

Melhor Filme
"Voltar", de Pedro Almodóvar
"Munique", de Steven Spielberg
"O Segredo de Brokeback Mountain", de Ang Lee
"Match Point", de Woody Allen
"A Senhora da Água", de M. Night Shyamalan

Melhor Filme em Língua Não-Inglesa
"Voltar", de Pedro Almodóvar
"O Tempo Que Resta", de François Ozon
"Em Paris", de Christophe Honoré
"O Paraíso, Agora!", de Hany Abu-Assad
"Ninguém Sabe", de Hirokazu Kore-eda



Melhor Filme Animado
"Pular a Cerca"
, de Tim Johnson e Karey Kirkpatrick
"Happy Feet", de George Miller
"A Idade do Gelo 2 — Descongelados", de Carlos Saldanha
"Por Água Abaixo", de David Bowers e Sam Fell
"A Casa Fantasma", de Gil Kenan

Melhor Filme Português
"20,13", de Joaquim Leitão
"Coisa Ruim", de Tiago Guedes e Frederico Serra
"Transe", de Teresa Villaverde
"Viúva Rica Solteira Não Fica", de José Fonseca e Costa
"Lisboetas", de Sérgio Trefaut

Melhor Série Televisiva
"Sete Palmos de Terra", de Alan Ball
"Perdidos", de J. J. Abrams
"A Letra L", de Ilene Chaiken
"Donas de Casa Desesperadas", de Marc Cherry
"Os Sopranos", de David Chase

19 comentários:

Anónimo disse...

"Six Feet Under" é uma das melhores séries "ever". E de sua lista de filmes, não consigo gostar de "Lady in the Water".

gonn1000 disse...

Uma das melhores ou mesmo A melhor... Quanto ao do Shyamalan, não foste caso único, mas não deixa de ser imperdoável :P

Anónimo disse...

Em que língua é falado o Volver?

gonn1000 disse...

Em espanhol.

Anónimo disse...

finalmente alguém que coloca o 'volver' onde ele deve estar: no topo. pensei que estava sozinho nesta luta :)
cumprimentos.

gonn1000 disse...

Ao contrário de muitos, não acho que seja um filme menor, até entrou directamente para os meus preferidos do Almodóvar (embora não tenha visto toda a obra dele).

Anónimo disse...

Pensava que a língua oficial de Espanha fosse o castelhano (espanhol é o natural de Espanha)

P.R disse...

Belos top's! Concordo com a grande maioria :)

gonn1000 disse...

Anonymous: Sim, se quiseres precisar tens razão.

Poeta Fingidor: Obrigado :)

Anónimo disse...

Mais um voto a favor do Lady in the Water.. a cinesfera divide-se.. ;) Eu tenho mm que ver isso! :S A noção de ser desiludida por Shyamalan parece-me um tanto bizarra..
Não gosto mesmo mesmo nada é do Happy Feet. E ainda me falta ver mais alguns.. Mas de resto, bom Top! :)

Cumprimentos!
LeStrange

gonn1000 disse...

Sim, "Lady in the Water" dividiu opiniões, mas não só na cinesfera, já que até foi nomeado para os Razzies :S (custa-me a perceber, só pela vertente técnica nunca seria dos piores do ano).
"Happy Feet" foi, para mim, uma bela surpresa, melhor do que filmes sobrevalorizados e mais previsíveis como "Cars".
Bons filmes :)

C. disse...

Também não vejo 'Volver' como um filme menor do Almodóvar. Aliás, está no meu top 2006, tal como o 'Lady in the Water', essa bela história de encantar tão incompreendida ;)

gonn1000 disse...

Afinal não somos assim tão poucos, ainda bem :)

Anónimo disse...

Já que estamos numa de falar do 'Volver', aproveito para te mostrar isto. Talvez gostes de ler.
Cumprimentos.

gonn1000 disse...

Obrigado, gostei, defendeste bem o filme. As melhoras para o "Rascunho".

kimikkal disse...

Os meus favoritos para 2006:

Match Point
O Paraíso, Agora!
20,13

Para 2007:

Babel

gonn1000 disse...

Gostei desses todos, mas "Babel" estreou cá ainda em 2006.

Anónimo disse...

Fiquei chocado quando soube que o Lady In The Water tinha sido nomeado para os Razzies. Um Dos melhores filmes do ano, imperdoável. E eu que até tinha alguma consideração por tal instituição. Agora nem Oscares (o ano passado foi a desilusão total) nem Razzies. Quanto à tua lista, talvez trocasse o Volver por o Babel, ou Miami Vice, ou Juventude Em Marcha, A History Of Violence, ou ainda The Departed (este foi sem duvida um bom ano...).
Six Feet Under é a melhor série de sempre, pelo menos para mim. Vai ser dificil surgir outra à altura. Agora só me resta Nip Tuck ou Weeds, as duas melhores séries actualmente em exebição.

gonn1000 disse...

Também não percebo a nomeação para os Razzies, compreendo que seja um filme pouco consensual, mas considerá-lo assim tão mau é uma injustiça.
Não colocaria "Juventude em Marcha" nos melhores do ano (bem pelo contrário), tenho gostado de "Nip/Tuck" e "Weeds" é daquelas que ainda não vi, embora tenha curiosidade.
Cumprimentos.