sábado, janeiro 15, 2005

CENAS DE UM CASAMENTO

Um dos nomes do recente cinema francês a ter em conta, François Ozon possui já uma interessante filmografia onde constam títulos de reconhecido mérito como "8 Mulheres" (8 Femmes) ou "Swimming Pool", provas da eficácia e versatilidade do cineasta.

"5x2", a nova obra do realizador, constituiu uma das boas surpresas da 5ª Festa do Cinema Francês, decorrida no Cinema S. Jorge em Outubro de 2004, e destaca-se como mais uma valorosa película a acrescentar ao percurso de Ozon.

Esta abordagem às tensões de uma experiência conjugal distingue-se, desde logo, pela sua estrutura narrativa, que consiste na sucessão de cinco episódios marcantes da vida de um casal, apresentados do fim para o início.
Assim, as peripécias são exibidas num flashback constante, uma vez que os primeiros momentos do filme se centram no divórcio e as cenas seguintes focam um atormentado jantar em família, o nascimento do filho, o casamento e, por fim, a ocasião em que a dupla efectuou os contactos iniciais.

Embora a estrutura narrativa de "5x2" fuja ao convencional, não é propriamente inédita, pois fórmulas semelhantes foram utilizadas no polémico "Irreversível" (Irreversible), de Gaspar Noé, ou no thriller de culto "Memento", de Christopher Nolan.
O que acaba por sobressair no filme é a perspicácia de Ozon para retratar a complexidade e a ambivalência das relações humanas através de personagens bem construídas, ainda que nem sempre consigam gerar empatia.
Grande parte da solidez de "5x2" deve-se ao óptimo trabalho de actores, com destaque evidente para a dupla protagonista constituída por Valeria Bruni Tedeschi e Stéphane Freiss.

Um drama sóbrio, seco e realista, o mais recente filme de Ozon revela a importância dos "pequenos" detalhes de uma relação a dois e das atmosferas de discreto antagonismo que vão fomentando uma aura de claustrofobia e amargura crescentes.

Através de subtis olhares sobre a intimidade do duo regista-se uma implosão emocional inevitável e reequaciona-se a possibilidade do amor e dos laços de confiança.
A perspectiva do cineasta acentua, assim, a melancolia e o desespero, factor que envolve o filme num ambiente lacónico e pouco optimista.
Essa carga considerável de solidão e negrume torna "5x2" numa obra demasiado gélida e distante a espaços, antecipando um futuro - e passado - pouco auspicioso para as suas personagens (mesmo o último episódio, sobre as férias de Verão, contém já as bases da espiral descendente).

Devido à sua natureza, o filme desperta reacções ambíguas, ora seduzindo pela verosimilhança e rigor de algumas situações (e pelas envolventes interpretações do elenco), ora gerando estranheza pelo pessimismo - ou mesmo niilismo - que insiste em dominar o rumo dos acontecimentos.
Embora este carácter dúbio torne "5x2" num projecto irregular, não impede que esta seja uma boa escolha para quem procura um drama adulto e inteligente.

E O VEREDICTO É: 3/5 - BOM

5 comentários:

sandra disse...

vi-no na altura da festa e achei tmbm um filme bom. nao achei brilhante mas ´e de facto inteligente para alem de tocar alguns aspectos interessantes e inquietantes.

becksfan

gonn1000 disse...

Sim, é um dos bons filmes em cartaz, vale o preço do bilhete...

susansica disse...

um filme que me marcou pela positiva...adorei a banda sonora

gonn1000 disse...

Também gostei, a música condiz bem com o filme.

Anónimo disse...

This is very interesting site... Investment online Seo solution christmas island http://www.hometheaterprojectors0.info/Best-help-for-eczema.html 300 ce mercedes ladies purse laptop bags Laptop pcmcia cards vw bus 1966 headlights Upgradeable laptops license plate frames ncaa dayton 2004 celebrex celebrex lancet versus vioxx Powerball secret amd 64 bit processor laptops http://www.herbalviagra7.info/How-ice-machine-work.html Hp officejet g85 printer semi hollow body electric guitar kits Boating map san juan islands Information on physical fitness Quantum hard drive settings cheapest house insurance uk Lesbian chick