sexta-feira, junho 17, 2005

ELES (AINDA) VIVEM...E RECOMENDAM-SE!

Ocupando um lugar entre as bandas mais relevantes e influentes dos anos 80, através da combinação dos universos do rock e da electrónica efectuada em discos marcantes como "Power, Corruption and Lies" ou "The Brotherhood", os New Order passaram, depois dessa fase áurea, por um período de menor inventividade, reciclando as ideias que haviam exposto nos seus primeiros registos.

"Republic", de 1993, apesar de bons singles como o mediático "Regret", apresentou um nível qualitativo abaixo do esperado, e "Get Ready", de 2001, manteve essa irregularidade, reforçando a carga rock mas não gerando grande entusiasmo, ainda que temas como "Crystal" ou "Vicious Streak" tenham provado que a banda ainda era capaz do melhor.

O recente "Waiting for the Siren's Call", de 2005, não volta a colocar os New Order no grupo dos projectos mais criativos do momento, dadas as escassas cargas de novidade que contém, mas pelo menos consegue ser o álbum mais coeso do grupo desde o emblemático "Technique", de 1987.

Apostando numa pop electrónica que raramente se manifestava no seu antecessor, o novo trabalho da banda não reinventa nada, antes adapta a sonoridade característica do grupo ao presente com competência, proporcionando um conjunto de canções que, embora não estejam ao nível de clássicos como "Blue Monday" ou "True Faith", conseguem constituir um resultado interessante.

O primeiro single "Krafty", New Order vintage, combina eficazmente melancolia e esperança, elemento que se manifesta em grande parte dos temas do álbum. "I Told You So" envereda por coordenadas algo inesperadas, com travos quase reggae; "Dracula's Castle" é uma vibrante pérola pop; "Jetstream", com Ana Matronic dos Scissor Sisters, destaca-se como uma óptima aposta para qualquer playlist com bom gosto; e "Guilt is a Useless Emotion", com um refrão que não destoaria numa canção de Kylie Minogue (!), oferece viciantes atmosferas dançáveis.

Num período em que novos projectos como os Interpol, The Killers ou The Bravery expõem óbvias reminiscências de sonoridades da década de 80, os New Order comprovam que, para além de veteranos influentes, ainda são capazes de criar um álbum que, mesmo não estando entre os seus melhores, também não envergonha ninguém.

"Waiting for the Siren's Call" não é um grande disco, e às primeiras audições até desilude, mas merece ser ouvido com atenção, pois a voz de Bernard Summer e o baixo de Peter Hook continuam profícuos e envolventes.
E O VEREDICTO É: 3/5 - BOM

14 comentários:

O Puto disse...

Não poderia deixar de deixar o meu comentário. ;)
Complementando o "descasque" que dei a este álbum no meu blog, permite-me dizer-te que tens alguma razão. O disco melhora um pouco após algumas audições, mas não atinge o nível de trabalhos anteriores. Só discordo da coesão que mencionas, pois acho "Get Ready" um dos trabalhos mais homogéneos, apesar de "Technique" (1989) ser, provavelmente, o melhor disco dos New Order, enquanto álbum.
Só não entendo essa fixação de toda a gente por "Guilt is a Useless Emotion". Irra! É a pior música do álbum, e provavelmente uma das piores da carreira deles.
Quanto à boa forma da banda, pude comprová-la há umas semanas atrás.
Abraço!

Unknown disse...

Heyas Gonn :) /me gosta mto de New Order, + concordo com o Puto: ke seca a "Guilt is a Useless Emotion", LOL.
Btw, vingançazita cmg, naum? LOL. Train e Lifehouse? Haha. Reconheço que Train já naum é o k'era, mas gosto mto de Lifehouse :=).
Hugzz grandes

Unknown disse...

Esqueci-me: deixa-te de cenas e vai lá ver os LCD. Vais ver que vais gostar.
Hugzzz

Anónimo disse...

Ainda não o adquiri- não deve tardar. Apesar de os considerar a minha 3ª banda de eleição, confesso que preciso de os conhecer melhor, falta-me ainda muita música do passado(se encontrasse umas quantas ao nível da Temptation era celestial). Acho que não há album ,que adore, quase nenhum que me tenha entranhado nas primeiras audições- é do mais imperativo ouvir imensas vezes. Considero o Get Ready 1 album magnifico(dos meus 15 preferidos de sempre). N.O. não têm o poder de atingir satisfação TOTAL em todas as suas canções como os Radiohead, mas são 1 grupo com Enorme marca na Música e já me deram muita magia. By the way, hoje comprei o "Com Lag". Já é divinal antes mesmo de ouvir:)

Abraço()

Anónimo disse...

LOL...Que discussão que por aqui anda :P!
Na minha opinião, este albúm nem é mau de todo. Aliás, dava-lhe a mesma pontuação que o Gonçalo deu :).

Cumprimentos musicais

gonn1000 disse...

Bem, não esperava tanto burburinho em torno deste disco. Cá vai:

O Puto: Sim, às primeiras audições dava-lhe 2/5, mas aos poucos conseguiu convencer-me...e a "Guilt is a Useless Emotion" é uma boa canção pop, embora algo atípica para a banda. Infelizmente, não os vi ao vivo mas ainda bem que foi bom...Fica bem ()

Kraak/Peixinho: Pronto, parece que essa canção não é lá muito apreciada, mas é melhor do que as de Train e Lifehouse (eheheh). Abraço

gravepisser: Também acho que os álbuns dos New Order não "entram" logo à primeira...E és mesmo faccioso em relação aos Radiohead, tou a ver...Abraço ()

sOlo: Até que enfim, alguém que concorda comigo lol

Unknown disse...

Gonn :) Ainda naum consegui sacar o "The Killers". Ando-me a passar. Olha, a respeito dos Train e Lifehouse, daki a pouco estás a compará-los à Shakira e afins, naum? LOL. Tss Tss.
Hugzzzz

gonn1000 disse...

LOL...Também não é preciso bater no fundo. E não leves a mal, era em tom de brincadeira. Fica bem

Spaceboy disse...

Concordo contigo, é um bom álbum, mas a mim desiludiu-me um bocadinho, mas estes senhores não conseguem fazer coisas más! A «Guilt Is A Useless Emotion» é das minhas preferidas! Ja falei do disco no meu blog e agora que ja o ouvi mais vezes era capaz de ter dado mais um pontito...mas o que esta feito fica feito (lol).

P.S.: Escreves cada vez melhor, parabéns!

gonn1000 disse...

Sim, vi a tua críticae parece-me que não discordamos muito. Não é excelente, mas cumpre os mínimos...

P.S.: Obrigado :)

Unknown disse...

Gonn :), claro ke naum levo a mal! Achas? No way. Estava tb a implicar ctg. Naum me leves tb a mal, pls. Já tirei os Train da lista em tua homenagem, LOL. Tens ke me dizer o ke keres em substituição.
Hugzzz

gonn1000 disse...

Posso escolher? Ena, que honra :D Olha, fica ao teu critério, escolhe uma das bandas cujos discos critiquei eheh. Bons sons :)

Unknown disse...

OK. Vai ser uma dos Killers. Pode?
Hugzzz

gonn1000 disse...

Yup, claro que sim :)