É curioso notar que, no Verão passado, duas das mais mediáticas comédias negras partiram de premissas algo semelhantes para desencadear a acção. Se em "O Quinteto da Morte" (The Ladykillers), de Joel e Ethan Coen, o grupo de criminosos liderado por Tom Hanks tem de se debater com as ameaças de uma velhinha aparentemente inofensiva (Irma P. Hall), em "Duplex", realizado por Danny DeVito, o casal Ben Stiller/Drew Barrymore testa a sua paciência ao lidar diariamente com as inúmeras solicitações da sua vizinha de longa idade (a estreante Eileen Essel).
Ambos os filmes retratam situações que conduzem os seus protagonistas a um crescente stress e descontrolo, levando-os a arquitectar estratégias drásticas para se livrarem de vez das imbatíveis antagonistas. O próprio Danny DeVito já tinha, de resto, realizado outro filme com uma temática próxima, "Atira a Mamã do Comboio" (Throw Momma from the Train). "Duplex" apresenta sequências de humor negro na linha das que já se verificavam nessa obra, expondo um jovem casal nova-iorquino a uma série de situações desconcertantes e conturbadas.
Inicialmente um local idílico e deslumbrante, o duplex recém-adquirido pelo casal Stiller/Barrymore torna-se depois num espaço cada vez mais claustrofóbico, insuportável e ameaçador, à medida que as atitudes da velhinha influenciam negativamente a estabilidade e ambiente próspero da jovem dupla. DeVito vai acrescentando toques de obscuridade e requintes de malvadez ao casal, levando-os a esboçar planos que visam por um fim definitivo às atitudes da vizinha. Este processo, a espaços macabro, despoleta um conjunto de gags que oscilam entre tons de comédia negra bem conseguida, algumas sequências mais previsíveis e rotineiras e mesmo (escassas) experiências de humor escatológico.
Os actores mostram-se adequados para esses momentos (sobretudo Ben Stiller), mesmo quando a acção origina peripécias pouco surpreendentes. Apostando numa componente essencialmente lúdica, "Duplex" não chega a desenvolver muito as suas personagens, dado que as reviravoltas das personalidades de Stiller e Barrymore não são muito convincentes, mesmo para uma comédia ligeira.
Dentro do género, o novo filme de DeVito cumpre eficazmente os requisitos mínimos de um pequeno divertimento fast-food, não avançando além daquilo que é esperado. O problema é que não parece ter muito para dizer, proporcionando um argumento linear que não é mais do que um concentrado de sequências cómicas nem sempre bem-conseguidas. No entanto, se as expectativas não forem muito elevadas, "Duplex" ainda é capaz de suscitar algumas cenas de puro entretenimento light.
E O VEREDICTO É: 2/5 - RAZOÁVEL
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