segunda-feira, julho 04, 2005

NOSTALGIA MODERNA

Autêntica pedrada no charco no panorama musical português, os Humanos surpreenderam, no final de 2004, com um disco que recuperou algumas canções "perdidas" de António Variações e as adaptou ao presente.

O resultado foi um álbum recebido com unanimidade pela crítica (presença constante nas listas de melhores do ano) e pelo público (conquistou rapidamente os lugares cimeiros do top de vendas).

Manuela Azevedo, Camané, David Fonseca, Nuno Rafael, Hélder Gonçalves, João Cardoso e Sérgio Nascimento foram os responsáveis pelo projecto que trouxe alguma vitalidade à nova música portuguesa, e estiveram presentes no Coliseu de Lisboa no passado dia 28 de Junho, assinalando a sua estreia nesse palco.

Reunindo um público que não era dos 7 ou 77, mas quase - entre velhos admiradores de Variações e jovens ouvintes mais familiarizados com os músicos dos Humanos -, a noite comprovou que o (super)grupo convence não só em disco mas também (e sobretudo) ao vivo, tendo em conta o portentoso concerto.

Uma das marcas evidentes do espectáculo foi a vertente mais rock da maioria das canções, que exibiram uma carga mais dinâmica e enérgica do que as versões do disco. Esta opção possibilitou que as reacções do (vasto) público fossem ainda mais efusivas, suscitando aplausos constantes por parte de uma audiência que se rendeu logo nos primeiros minutos e permaneceu devota durante as quase duas horas do espectáculo.

Entre piano e guitarras, passando pelas pandeiretas e cavaquinhos, o alinhamento foi ecléctico e equilibrado, apostando não só nos já esperados temas do álbum mas também em novas versões, casos de "Oh My Love", de John Lennon; "This Town Ain't Big Enough for Both of Us", dos Sparks (com um óptimo contraste entre Manuela Azevedo e David Fonseca); o insinuante "Hardcore (1º Escalão)", dos GNR; e "Flores", dos Titãs.

Hits como "Muda de Vida" ou o obrigatório "Maria Albertina" (interpretado duas vezes) despoletaram grandes momentos de sintonia entre os músicos e os espectadores, mas a noite registou outros episódios fortes como o excelente "Não me Consumas" ou uma surpreendente versão de "Amor de Conserva" (intensificando a carga electro que se manifestava timidamente no disco mas que adquiriu ao vivo uma vibração hipnótica e de viciante apelo dançável).

Manuela Azevedo, Camané e David Fonseca apresentaram não só vozes em boa forma mas também uma postura dedicada, emanando uma energia contagiante e incansável.Outros momentos-chave da noite foram as revisitações às canções clássicas de Variações, desde "Anjo da Guarda" e "Estou Além" até aos inevitáveis "O Corpo é que Paga" e "É p'ra Amanhã" (que encerrou o segundo e último encore do concerto).

O balanço da estreia dos Humanos no Coliseu de Lisboa foi, então, claramente positivo, e aguarda-se já com alguma expectativa e edição do CD e DVD com material gravado neste e noutros espectáculos, porque concertos como este merecem sempre ser recordados...e provam que o que é nacional também pode ser bom…

E O VEREDICTO É: 3,5/5 - BOM

13 comentários:

Spaceboy disse...

Deve ter sido realmente um grande concerto e eu não fui! Gostei muito do disco dos Humanos e tenho muita pena de não ter ido, mas paciência.
Viva o Variações! (lol)

gonn1000 disse...

Pode ser que os apanhes num dos próximos concertos. Se gostaste do disco acho que não vais desiludir-te com as actuações. Fica bem ()

S0LO disse...

Não vai haver próximos concertos :| lol. Estes foram concertos únicos. Também tenho pena de não ter ido :(.

Cumps. musicais

gonn1000 disse...

Bem, ainda há um concerto no Porto hoje à noite. Boa viagem :D

S0LO disse...

Ah esse...Infelizmente sou da capital,lol.

Cumps. musicais

gonn1000 disse...

Eu sei, mas na música nã há impossíveis LOL

kimikkal disse...

Ficamos à espera do DVD...

The sooner the better!

gonn1000 disse...

Yup, deve valer a pena :)

João Olarques disse...

Achei simplesmente espectacular... apesar de estar num daqueles dias em que "estou bem, aonde não estou". Se tive a possibilidade de assistir a tal evento, só o devo a ti. Portanto, Muito Obrigado!!! :-)

gonn1000 disse...

Pois, bem me pareceu que estavas num dia assim...E não tens que agradecer, já provaste que o mereces. Abraço()

serEmot disse...

Pena. Muita pena de não ter ido ao concerto, depois de ler a tua crítica! Grande grupo criado. E as versões em inglês pareceram promissoras.
O David Fonseca já lançar em breve o primeiro single chamado Who Are U? Podes ouvir e ver um pedaço neste site: www.universalmusic.pt/wru

www.frescaseboas.blogspot.com

gonn1000 disse...

Sempre podes ir ao Sudoeste e vê-los por lá :)
Já ouvi esse excerto e parece que não há grandes mudanças, pelo menos no single...Fica bem ()

Scott Arthur Edwards disse...

Join NOW for FREE...

The Quick and FREE Way to Get a SWARM of Visitors to Your Site!

To find out more visit: making money on the internet site. It successfully exposes FREE information covering Traffic and making money on the internet related stuff.