sábado, julho 30, 2005

SELECÇÃO DE ESPERANÇAS

Num período em que muitas das melhores bandas actuais se inspiram no pós-punk/ new wave de finais dos anos 70/ inícios de 80, os britânicos Kaiser Chiefs são mais um dos projectos que recupera influências dessa época e oferece, em "Employment", um curioso álbum de estreia.
Praticante de uma pop dinâmica e solarenga, este quinteto de Leeds apresenta 12 canções com potencial para se tornarem em singles trauteáveis e viciantes.

Com traços retro mas não excessivamente nostálgico, "Employment" é um registo promissor e cativante, embora seja, a espaços, demasiado derivativo. Os temas do disco aproximam-se de referências das décadas de 80 (Madness, The Jam), 90 (Blur, Divine Comedy, Dandy Warhols) e de nomes-chave dos dias de hoje (Dogs Die in Hot Cars e, claro, os incontornáveis Franz Ferdinand).

Mesmo com as óbvias piscadelas de olho a outras bandas - de resto, compreensíveis num álbum de estreia -, os Kaiser Chiefs proporcionam um conjunto de canções irreverentes, dançáveis e lúdicas, com apelativas doses de humor, sentido teatral e alguma melancolia.

Não sendo especialmente inovador e expondo alguns desequilíbrios - a primeira metade é mais coesa do que a segunda - "Employment" não chega a ser um grande disco, mas com canções do calibre de "Everyday I Love You Less and Less", "Modern Way", "Oh My God" ou "I Predict a Riot" os Kaiser Chiefs provam possuir energia e consistência suficientes para constarem entre as boas surpresas de 2005. Já não é nada mau para uma estreia...

E O VEREDICTO É: 3/5 - BOM

9 comentários:

Pedro Quintino disse...

Tenho ouvido óptimas críticas a esta nova banda, que, sinceramente, ainda não tive oportunidade de ouvir. Esper fazê-lo em breve, já que estou bastante curioso em relação à sua música

gonn1000 disse...

Fazes bem...E é um disco apropriado para estes dias de Verão :)

Spaceboy disse...

Divirto-me muito ao ouvir o disco, algumas canções chegam mesmo a ser viciantes, acho que estão muito bem para um disco de estreia como dizes. Agora fico ansiosamente à espera de ouvir o novo disco dos Franz Ferdinand!!

Paranoid Android disse...

O album e bastante interessante e sim, fazem lembrar todas estas bandas que referiste. Tenho mta curiosidade em ve-los ao vivo, mas n vou poder ir a Paredes de Coura :-( No entanto, ouvi dizer k eles iam dar um mini-concerto na Fnac do Chiado, alguem sabe se e verdade? E ja agora, alguem ja ouviu os Maximo Park? :D

gonn1000 disse...

Spaceboy: Sim, o álbum diverte, mas às vezes também cansa...O dos Franz Ferdinand que venha rápido...

Marta Veloso: Também já ouvi boatos sobre o concerto na FNAC, mas não sei se se confirmam...Já ouvi o álbum dos Maximo Park mas ainda não sei se gostei ou não (precisa de mais audições).

Kraak/Peixinho disse...

Heyas Gonn1000 :)Óptimo Post! Já tinha feito referência aos KChiefs há algum tempo. Este CD é mto bom e é como dizes "um registo promissor e cativante". Pena que não vou a PCoura :(

Hugzzz promissores

gonn1000 disse...

Começam bem, mas já ouvi dizer que só farão mais um disco :(

Anónimo disse...

Não os suporto.

gonn1000 disse...

É natural, não podem agradar a todos :)