quinta-feira, janeiro 19, 2006

QUERIDA FAMÍLIA

“A Jóia da Família” (The Family Stone), de Thomas Bezucha, chama desde logo a atenção pelos nomes carismáticos e talentosos que integram o seu elenco - como Sarah Jessica Parker, Diane Keaton, Claire Danes ou Luke Wilson -, e o facto de se tratar de uma comédia dramática e algo negra sobre as relações familiares desperta alguma curiosidade, uma vez que o tema, apesar de já muito explorado, é sempre material para retratos com potencial.

Infelizmente, após o visionamento do filme o que se constata é que este vale mesmo quase só pelos actores, uma vez que o argumento desaproveita uma premissa com algum interesse.

Sarah Jessica Parker interpreta Meredith, uma mulher cosmopolita e bem-sucedida que vai finalmente ser apresentada aos seus futuros sogros durante o jantar de Natal da família Stone, mas ao chegar a casa destes apercebe-se que as reacções à sua presença se tornam cada vez mais hostis e indelicadas, aumentando o seu já considerável nervosismo e tornando este primeiro contacto num concentrado de episódios embaraçosos.

“A Jóia da Família” aparenta, ao início, ser um filme suficientemente entusiasmante, mas aos poucos vai perdendo o fôlego por apresentar personagens que nunca chegam a convencer, situações forçadas e inverosímeis, uma mistura pouco coesa de drama e comédia e, sobretudo, cenas de um gritante moralismo, que levam a que a película se espalhe ao comprido quando tenta abordar assuntos polémicos e mediáticos como a homossexualidade (que dificilmente poderia ser tratada de uma forma mais politicamente correcta e manipuladora).

As supostas cenas de humor pisam demasiadas vezes o ridículo – embora haja alguns gags bem conseguidos - e enquanto drama o filme é bastante light e superficial, ancorando-se em personagens sem grande densidade.

Como os desempenhos dos actores são globalmente seguros e o ritmo da narrativa, assim como a realização, são geridos com competência, “A Jóia da Família” não se torna numa obra desagradável, mas no final a sensação que fica é sobretudo um misto de indiferença (por não se encontrar aqui nada de novo ou memorável), incredulidade (devido às abruptas reviravoltas amorosas, que só acontecem mesmo nos filmes) e alguma simpatia (pelas cenas entre Sarah Jessica Parker e Luke Wilson, ou por Rachel McAdams voltar a evidenciar, depois de "Red Eye" ou "Os Fura-Casamentos", que é uma das jovens actrizes mais luminosas de Hollywood).
E O VEREDICTO É: 2,5/5 - RAZOÁVEL

13 comentários:

Kraak/Peixinho disse...

Não achei piada à apresentação do filme. Comprova-se pela tua análise. Am I right?

Hugzz

gonn1000 disse...

Pois, piadas há algumas lá pelo meio, mas nada que mereça a deslocação (pelo menos tendo alternativas mais interessantes em cartaz). Bons filmes :)

S0LO disse...

Yup, havia realmente propostas mais interessantes em cartaz. É por isso que este filme me escapou. Enfim, fica para DVD :).

Abraço

gonn1000 disse...

Sim, podes vê-lo no próximo Natal, não me parece uma prioridade :)

H. disse...

é bonzito mas é sem dúvida um filme de Natal...
eu vi-o dps e senti isso, q vi-o na altura errada...
de qq forma, os actores fazem valer tudo! ;)

gonn1000 disse...

Vê-se, mas não deixa grande marca...

Flávio disse...

Acho que não vou ver, por causa da Sarah Jessica Parker. Detesto a senhora, representa tudo o que Hollywood tem de mais rasca. Esteve menos mal no Sexo e a Cidade, mas nesse caso o source material era tão interessante, que a série dificilmente poderia ter corrido mal.

Este fds tenho 2 filmes em agenda: o novo do Michael Haneke e o Orgulho e Preconceito (esperemos que seja, pelo menos, tão bom como a série da BBC).

gonn1000 disse...

Até simpatizo com a Sarah, e aqui nem vai mal.

Não simpatizei foi tanto com o novo do Haneke, que me parece francamente dispensável, e o próximo que vou ver deve ser o do Woody Allen.

brain-mixer disse...

Grande poster! Quase como que uma ilusão de óptica, faz-nos observar novamente Hum...

gonn1000 disse...

Pena que não corresponda a um grande filme :(

Scott Arthur Edwards disse...

Here it is... FREE advertising, FREE download. No cost to you! Get your FREE download NOW! Make money and get FREE advertising! This is a great program for you to take advantage of... Check this out now for FREE!

To find out more visit: internet secret to making money site. It successfully exposes FREE information covering traffic and internet secret to making money related stuff. Don't forget, FREE, FREE, FREE!!!

Anónimo disse...

best regards, nice info mary bouquets pharmacy online ambien Buspar htp www organon galton Diazepam dosage tolarance motown legends casino london Diy connecting electrical wires to a circuit breaker Ferrari 575m maranello tail lights wine country wedding bouquets orchid park somis ca Bielefeld blumen gro rose shool Crap bets bonsai boy coupon code Marijuana seat covers for cars meanings roses Laptop usb port broken ftd wedding bouquets busty rose porsche 944 floor mats embroidery

Anónimo disse...

This is very interesting site... »