sexta-feira, julho 08, 2005

INSÓNIA

Movendo-se entre o thriller psicológico, o road movie e o drama conjugal, "Sinais Vermelhos" (Feux Rouges) assinala o regresso do cinesasta Cédric Kahn e centra-se nas peripécias de um casal que faz uma viagem de carro relativamente longa a fim de ir buscar os filhos a uma colónia de férias.

Kahn sugere, logo desde o início, que a aparentemente rotineira viagem suscitará acontecimentos tumultuosos e conturbados, uma vez que o filme é contaminado por atmosferas tensas que se vão adensando progressivamente.

Quando Antoine, o marido, insiste em dar continuidade ao consumo de álcool, colocando em risco a sua segurança na estrada, Hélène abandona-o e opta for fazer o resto do percurso sozinha, deixando para trás uma viagem marcada por uma interminável discussão.

Com tanto de cru e realista como de onírico e nebuloso, "Sinais Vermelhos" debruça-se sobre a solidão, a falta de comunicação, as fronteiras entre a sanidade e a loucura ou as dificuldades das relações humanas, mas infelizmente os resultados não são os mais auspiciosos.

Kahn sugere, nas primeiras cenas, traços de um interessante retrato de um quotidiano urbano em combustão, com nervo e intensidade q.b., mas à medida que o filme se desenrola essa tensão nem sempre é bem gerida.

O desenvolvimento das personagens não é muito conseguido, não obstante os bons desempenhos de Jean-Pierre Darroussin e Carole Bouquet, e o argumento fragmentado, embora contenha algumas pequenas reviravoltas e eficazes momentos de suspense, não é acompanhado por um ritmo envolvente.

Insípido e pouco estimulante, "Sinais Vermelhos" está longe de ser uma película de paragem obrigatória, pois as duas ou três sólidas cenas arrepiantes que contém não são suficientes para justificar a viagem. Recomenda-se, por isso, seguir outro percurso…

E O VEREDICTO É: 1,5/5 - DISPENSÁVEL

5 comentários:

Gustavo H.R. disse...

Desconheço-o por completo.
É estranho, filmes são produções dispendiosas em termos de tempo e dinheiro e ainda assim suscetíveis de se resvalarem no fiasco completo. Uma pena.

gonn1000 disse...

Pois é, infelizmente nem sempre resultam...Mas enfim, há gostos para tudo, e alguém há-de gostar deste filme. A mim é que pouco me disse...

S0LO disse...

Vai ver antes o "War Of The Worlds" :P!

Cumps. cinéfilos

gonn1000 disse...

Ah, esse não vou perder :D

Anónimo disse...

Join NOW for FREE...

The Quick and FREE Way to Get a SWARM of Visitors to Your Site!

To find out more visit: online marketing business opportunity site. It successfully exposes FREE information covering Traffic and online marketing business opportunity related stuff.