domingo, julho 10, 2005

OS BONS REBELDES

Nos últimos anos, a animação digital tem-se destacado ao ponto de praticamente levar à extinção dos modelos mais tradicionais, oferecendo uma série de títulos emblemáticos como "Toy Story", "Shrek", "À Procura de Nemo" ou "The Incredibles: Os Super-Heróis".

Proveniente da Dreamworks, que dentro do género originou já dois filmes do popular ogre verde ou "O Gang dos Tubarões", "Madagáscar" (Madagascar) é o filme de animação destes estúdios para o Verão de 2005, apresentando mais um conjunto de divertidas personagens e, claro, novos prodígios visuais.

A película de Eric Darnell e Tom McGrath segue as aventuras de quatro animais de um zoo nova-iorquino - um Leão narcisista, uma Zebra irreverente, uma girafa hipocondríaca e uma hipopótamo decidida - que, tentando fugir a um quotidiano confortável, mas rotineiro, decidem viajar para a selva.

Curto (não ultrapassa os 80 minutos) e movimentado, "Madagáscar" é um filme leve e competente que, à semelhança das obras do género, exibe uma notável sofisticação técnica, algumas personagens bem conseguidas e uma selecção de vozes carismáticas (como as de Ben Stiller, Chris Rock ou David Schwimmer).
No entanto, apesar de ser um entretenimento escorreito, não chega a ultrapassar a mediania, sobretudo devido à escassa densidade emocional que transmite e ao argumento pouco coeso, que aposta mais numa sucessão de gags do que numa narrativa sólida e envolvente.

É certo que há momentos irresistíveis (em particular aqueles centrados nos pinguins ou nos lemures), interessantes cenas de citação cinéfila (como a "Beleza Americana" ou "O Náufrago") e um ritmo dinâmico, mas o resultado é apenas agradável e não tão impressionante quanto se esperaria.
Demasiado breve e superficial, "Madagáscar" nem chega a desenvolver as potencialidades de todos os protagonistas, e por isso a girafa Melman e a hipopótamo Glória raramente geram episódios dignos de nota.

Enquanto divertimento ligeiro, o filme cumpre a sua função, mas quem procurar uma obra inovadora e inspirada dificilmente encontrará essas características em "Madagáscar", um título simpático mas longe de surpreendente.

E O VEREDICTO É: 2,5/5 - RAZOÁVEL

15 comentários:

Daniel Pereira disse...

Os filmes em que temos a mesma opinião vão aumentando (muito aos poucos)...

S0LO disse...

Subscrevo o que disse o Daniel Pereira :P. Neste filme estamos de acordo.

Cumps. cinéfilos

Ne-To disse...

é um 5/10 sem qualquer tipo de duvida.
É colorido quanto baste para entreter miudos, os graudos é que por vezes podem ficar a perder :D

Cumprimentos

gonn1000 disse...

Daniel: Parece que sim, tenho de ver o "Altra" para saber se também é um desses...

SOLO: Sim, já tinha reparado na crítica do teu blog :)

Ne-To: Pois, os adultos podem não escapar a momentos de aborrecimento...

Cumprimentos ()

membio disse...

Pois é, infelizmente não supera "The Incredibles" ou "Monster's inc.", fica-se pelo mediano e nada mais, entretenimento para a criançada. Aproveitei e fui rever um filme mais adulto e marcante. O anime "Perfect Blue", esse sim é um filme à maneira.

gonn1000 disse...

"Perfect Blue"???? Nunca ouvi falar, tenho que investigar isso...

Francisco Mendes disse...

Serve para descomprimir e relaxar, nada mais. Razoável.

gonn1000 disse...

Pois, parece que é consensual...

Daniel Pereira disse...

Não sei se vais gostar do "Aaltra", desconfio...

gonn1000 disse...

Pois, eu também desconfio LOL Acho que nesse não vamos concordar (pelo menos não me parece que lhe atribua 4/5, mas nunca se sabe).

marina sequeira disse...

oi tenho 12 anos e adorei o filme!
E super comico e bue fixe...
mts parabens

ana silva disse...

oi sou Ana Silva e tenho 12 anos vi o filme madagascar e tenho que confessar que é linnnndddiisssiimmoo!!!!
parabens a todo o elenco!!!
ass: ana silva

sara barata disse...

oi eu sou a sara barata tenho 13 anos e gostei imenso do vosso filme!!!
PARABÉNS

free ass pic disse...

When searching for http://www.assoholics.com, your site appeared in the listings. But this site is not exactly what I was in need of information wise about free ass pic. So that being said. :) Have a great day. I am off to continue my search.

Scott Arthur Edwards disse...

Join NOW for FREE...

The Quick and FREE Way to Get a SWARM of Visitors to Your Site!

To find out more visit: internet selling opportunities site. It successfully exposes FREE information covering Traffic and internet selling opportunities related stuff.