domingo, junho 19, 2005

UM CASAMENTO ATRIBULADO

Mais mediatizado pelo facto de, aparentemente, ter servido de rampa de lançamento para a dissolução do casamento de Brad Pitt com Jennifer Aniston (devido à suposta relação do actor com Angelina Jolie) do que pelo seu valor cinematográfico, "Mr. e Mrs. Smith" (Mr. & Mrs. Smith) obteve um destaque considerável por todo o mundo e era, por vários motivos, um dos blockbusters mais aguardados do Verão de 2005.

Mistura de thriller com drama conjugal, a mais recente película de Doug Liman junta duas das estrelas mais emblemáticas de Hollywood no papel de um casal de assassinos profissionais que nunca revelam um ao outro a sua verdadeira actividade durante seis anos (ou melhor, cinco) de casamento.
Para além de partilharem a mesma actividade sem o saberem, trabalham para organizações concorrentes, o que acaba por originar uma situação conturbada quando ambos são encarregados de eliminar o mesmo alvo.

Partindo de uma premissa curiosa - mas longe de original, uma vez que o filme homónimo de Alfred Hitchcock ou "A Verdade da Mentira", de James Cameron, apresentam motes semelhantes -, "Mr. e Mrs. Smith" não procura ser mais do que um filme-pipoca que se apoia em dois nomes sonantes para proporcionar duas horas de entretenimento despretensioso. E até nem se sai mal, já que Brad Pitt e Angelina Jolie destilam carisma e a combinação de comédia (não raras vezes negra) e megalómanas cenas de acção é competente.

Doug Liman, responsável por "Swingers", "Go - A Vida Começa às Três da Manhã" e "Identidade Desconhecida", confirma-se novamente como um tarefeiro eficaz, apresentando um ritmo com energia cinética q.b. e um dinamismo constante. Infelizmente, o realizador dá prioridade a sequências de tiroteio e explosões, que apesar de minimamente entusiasmantes ficam aquém dos pontuais momentos de ironia presentes nos diálogos entre o casal.

É pena, porque se enveredasse com maior frequência pelos domínios da tensão conjugal e dificuldades de uma vida a dois e não tanto por cenas de acção pouco ou nada credíveis, "Mr. e Mrs. Smith" ocuparia um espaço mais interessante e singular.
Assim, é mais um blockbuster estilizado, efervescente e cool, com uma energia visual por vezes cativante (que, de resto, Liman já está habituado a desenvolver), mas de escassa substância e densidade dramática (por onde anda a criatividade de "Go - A Vida Começa às Três da Manhã"?)...

Mesmo assim, dentro do género cumpre os objectivos, já que nunca se pode pedir mais do que entretenimento a uma película que é, assumidamente, um filme-pipoca. Vê-se com algum agrado mas não deixa grandes saudades...

E O VEREDICTO É: 2,5/5 - RAZOÁVEL

15 comentários:

Unknown disse...

Nopes. Estes tipos de filmes não me convencem. Pelos vistos a ti tb naum. Mesmo assim, conseguiste avaliar em 2,5. Too much score, naum?
Hugzzzzz

gonn1000 disse...

Não são dos filmes que mais aprecio, mas este, não sendo muito bom, também não é muito mau..."Naum", 2,5 parece-me apropriado :)

Gustavo H.R. disse...

Necessito de uma diversão, mesmo que ligeira. Pelo que é possível perceber, esse MR. AND MRS. SMITH vem bem a calhar.
O sucesso do filme me pegou de surpresa, pois como percebeste, a trama é bem boba.
Apenas no Brasil, no final de semana de estréia, 500.000 pessoas assistiram!

gonn1000 disse...

Sim, é uma aceitável diversão ligeira, nada mais. Se é isso que procuras não ficas mal servido...

MPB disse...

quem pode pedir mais a um filme destes. É para entreter, não para ser aclamado como uma obra-prima.

Tem a sua piada, mas fica por aí.

5/10 - 2.5/5 é isso ;)

Cumps

gonn1000 disse...

Pois, agrada desde que não sejamos muito exigentes. Fica bem ;)

Anónimo disse...

pode-se até dizer que é do mesmo nível de "Sahara" que estreou tb este ano. Apesar de ter achado mais piada ao "Sahara", ambos foram feitos para divertir e deram as suas provas, cada um à sua maneira. Não será um filme que irei revisitar muitas vezes. Bom cinema!

gonn1000 disse...

Sim, não o acho nem melhor nem pior do que o "Sahara", já que ambos oferecem entretenimento algo desmiolado mas suficientemente eficaz. Revisitá-los é que também não me parece muito provável. Bons filmes :)

Anónimo disse...

E viva aos blockbusters de verão :P!

Cumprimentos cinéfilos

gonn1000 disse...

Alguns, alguns ;)

Mussolini disse...

Penso que este filme foi concebido como assumidamente mediano, e nesse contexto, resulta. 'Rumours apart', a química entre os protagonista é quase palpável.
A crítica é, no entanto, algo subjectivo, eu não lhe daria tgal pontuação. ;)

gonn1000 disse...

Sim, felizmente o filme não tenta ser uma obra-prima e não se leva muito a sério, por isso resulta satisfatoriamente. E claro que a crítica é subjectiva, como os gostos. Vai aparecendo :)

João M disse...

Eu também gostava de ver esse filme. Mas o objectivo assumido é mesmo ver um filme-pipoca.

gonn1000 disse...

Se é filme-pipoca que queres, não vás mais longe e atira-te a este ;)

Anónimo disse...

Your site gonn1000, I found to be interesting. When I was searching for credit repair yours was catching. While working on my site credit repair I have been looking to make it better and found yours to be useful. Thanks!