sexta-feira, abril 22, 2005

INDIE 2 DIA 1

Cerca de meio ano depois da primeira edição, o segundo IndieLisboa foi alvo de uma concorrida sessão de abertura, onde «Born Into Brothels: Calcutta’s Red Light Kids», de Zana Briski e Ross Kauffman, efectuou o baptismo de fogo ontem, no Fórum Lisboa. Um dos mais elogiados documentários dos últimos tempos – distinguido com um Óscar -, o filme aborda os filhos das prostitutas de Calcutá e a sua paixão pela fotografia, encarada por estas crianças como uma forma de contornar as difíceis condições de vida a que estão sujeitas (tencionava ver este, mas como só podiam entrar nessa sessão os portadores de convite teve de ficar para a próxima...).

«Yesterday Once More», do oriental Johnnie To, trouxe um filme de golpe com traços de drama e humor (crítica no post abaixo), e «AE Fond Kiss» assinalou o regresso do britânico Ken Loach, numa obra marcada onde o amor de um jovem casal – um paquistanês e uma irlandesa – é ameaçado pelos contrastes culturais. Estes dois títulos constituíram a programação do cinema King, que exibiu ainda a primeira série de curtas-metragens da secção Observatório.
Da programação de hoje pretendo assistir a «Le Pont des Arts», de Eugène Green (King 1; 18h45m), e ainda não me decidi entre «Palindromes», de Todd Solondz (Fórum Lisboa; 21h30m), ou «A Hole in My Heart», de Lukas Moodyson (King 2; 22h00m). Depois destacarei estes e outros títulos aqui no gonn1000 e no Cinema 2000...Bons Filmes ;)

7 comentários:

Anónimo disse...

Sim, vai-nos mantendo informados :). Ainda não tive tempo para passar por lá :(...

Cumprimentos cinéfilos

Gustavo H.R. disse...

BORN INTO BROTHELS parece ser um documentário comovente e surpreendente. Espero que passe na televisão algum dia.

Anónimo disse...

Poxa, fiquei curioso pra ver esse documentário. Outro dia no Orkut, li sobre Pedro Costa e um documentário que ele fez que, inclusive, foi lançado em DVD acompanhado de um livro: acho que o seu título é: Onde jaz... não lembro mais (se possível, Gonn, me informe caminhos para que eu compre esse doc do Pedro Costa). Vlw!

Anónimo disse...

Cheira-me muito a que seja "Onde Jaz o teu Sorriso". É 1 filme que também queria muito ver. E já agora, Gonçalo, o nosso amigo Luis Mendonça tem uma critica a ele publicada no IMDB. Para adquiri-lo... espere que passe um dia na televisão.

Cumprimentos

gonn1000 disse...

s0lo: Está prometido...E ainda tens algum tempo para passar por lá...

Gustavo H. Razera: Não deve passar tão cedo, mas acredito que valha a pena...

Marcos A. Filipe: Como o gravepisser disse, deve ser o "Onde Jaz o teu Sorriso". Talvez possas adquiri-lo através da FNAC (http://www.fnac.pt).

gravepisser: Pois tem, e ao que parece é grande fã do realizador...Mas está tudo à espera que passem documentários na TV?

Anónimo disse...

Tenho uma certa confiança na 2 a respeito disso. Há muita capacidade para poder acontecer. A ver vamos. Mais cedo ou mais tarde. You never know...

gonn1000 disse...

Sim, mas não deve ser brevemente, tendo em conta que o filme ainda não estreou cá. Mas já o vi e recomendo...