“The Three Rooms of Melancholia”, da finlandesa Pirjo Honkasalo – que esteve presente na sessão -, exibido dia 22, apresenta três olhares sobre cenários da guerra da Tchechénia, debruçando-se sobre jovens da Academia Militar de Kronstadt, uma mulher que auxilia crianças vítimas da guerra e as crianças de um grupo de refugiados da Ingúchia.
Eficaz na captação de atmosferas intimistas e melancólicas – fazendo jus ao título –, expondo um sólido trabalho de realização, uma fotografia envolvente e uma banda-sonora que, apesar de recorrente, não se torna intrusiva e consegue complementar os ambientes de amargura e desolação, o documentário peca, no entanto, por ser excessivamente contemplativo e redundante, desaproveitando o seu potencial ao não aprofundar mais o contacto com as crianças.
É certo que há momentos marcantes, sobretudo aqueles onde a câmara colide com o olhar expressivo e revelador dos jovens, mas Honkasalo deixa o filme cair na monotonia e o resultado acaba por ser apenas mediano.
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