quarta-feira, outubro 05, 2005

GRANDE NOITE

"Noite Escura", de João Canijo, é o filme que representará Portugal na fase de selecção dos cinco títulos nomeados para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro referente à produção de 2005.

Uma escolha justa, ou não fosse este o melhor filme português dos últimos anos, um denso e portentoso retrato das relações familiares e de alguns dos ambientes mais obscuros e inóspitos do país.

As nomeações só serão reveladas em Janeiro de 2006, mas era uma verdadeira surpresa que esta obra constasse entre as seleccionadas, e até faria subir o nível qualitativo dos títulos que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood costuma eleger, a maioria deles bastante chatinhos e convencionais, como os nomeados da edição mais recente podem confirmar ("Ray", "À Procura da Terra do Nunca", "Sideways", "Vera Drake", "Os Coristas" ou "O Aviador").

11 comentários:

Rui Ribeiro disse...

Era bom era... É um grande filme!

gonn1000 disse...

Pois era, mas não creio que corresponda aos padrões (geralmente politicamente correctos) da Academia :(

Sam disse...

Seria mesmo bom que a frustração que nós, cinéfilos portugueses, sofremos todos os anos tivesse, na edição de 2006, um fim. Mas será muito difícil.

Difícil sobretudo pela fraca capacidade de iniciativa (ou será falta de vontade?) do ICAM em patrocinar e publicitar a candidatura dos filmes que selecciona para os Oscares. Será que não há, entre aquela gente, uma única alma que compreenda que para se obter a nomeação é preciso mais do que "méritos artísticos"? Não é que concorde com a situação, mas é a realidade. E uma primeira nomeação seria meio caminho andado para um futuro mais promissor.

Contudo, muito boa sorte para João Canijo.
Cumprimentos cinéfilos.

gonn1000 disse...

É verdade, de nada adianta ter bons filmes sem que haja um esforço mínimo para os divulgar, aproximando-os do público nacional ou estrangeiro. Mas esse é um problema que, entre nós, não afecta só o cinema, mas, infelizmente, a maioria das áreas artísticas... E sim, boa sorte para João canijo :)

Daniel Pereira disse...

Não sei se é bem por aí. Não creio que nenhum país concorrente à categoria tenha grandes poderes para fazer o que a Miramax, por exemplo, fazia há uns anos. Teria que ser um filme comprado por uma "major" americana e essa sim fazer o trabalho. Assim, creio que os filmes vão (quase) todos em pé de igualdade para os visionamentos da Academia. E daí não costumam sair grandes surpresas como todos sabemos...

gonn1000 disse...

"Noite Escura" comprado por uma major americana? Hmmmmmm, pois...

S0LO disse...

Sideways, Finding Neverland e The Aviator são filmes chatos :o?

Mas falando do "Noite Escura"...Lembro-me de ter ouvido falar na altura da estreia do filme, mas depois não cheguei a ver porque...enfim...filmes tugas têm que se escolher com cuidado :P lol! Mas irei ver quando tiver oportunidade :).

Cumps. cinéfilos

gonn1000 disse...

Não só são filmes chatos e sobrevalorizados como não possuem metade da criatividade e coragem de "Noite Escura" (pois, um "filme tuga"), mas claro que tudo isto é subjectivo :)

Ricardo disse...

Viva,

Noite escura merece todo o destaque que lhe tem sido dado. E só não teve mais sucesso comercial, estou convencido disso, porque é um filme português e estamos todos vacinados. Eu adorei este filme e é do melhor que tem sido feito em Portugal...

Espero que Alice também seja uma surpresa agradável...

Abraço,

http://filhodo25deabril.blogspot.com/2004/11/228-sala-de-cinema-noite-escura-de-joo.html

Turat Bartoli disse...

Eu por acaso chamo-me Artur "anti-Óscar" Almeida, mas por razões óbvias era bem porreiro que conseguisse a nomeação. O cinema português só ganharia com mais atenção lá fora e os Óscares são propícios para isso. Já com O Delfim cheguei a estar na expectativa, ela agora até está 1 bocadinho mais optimista. É esperar para ver...

gonn1000 disse...

Ricardo: Sim, o "Alice" promete muito, espero vê-lo em breve :)

Turat Bartoli: Concordo, mas acho que "Noite Escura" é bem mais interessante do que "O Delfim"...