quinta-feira, fevereiro 08, 2007

ZEITGEIST: 09/06/2007

Boas notícias neste ínicio de ano, que está a ser musicalmente promissor a nível de concertos por cá. Depois dos Nine Inch Nais, Bloc Party e Cansei de Ser Sexy, entre outros, terem confirmado a sua presença em palcos portugueses, também os Smashing Pumpkins colocaram Lisboa como local de apresentação do seu novo álbum, "Zeitgeist" (com lançamento previsto para Julho).
A banda de Billy Corgan actua a 9 de Junho no Festival Alive, em Algés, um evento que contará também com os Beastie Boys (em estreia nacional) e Pearl Jam.
Enquanto não chegam, convém ir recordando a discografia do grupo. Pode começar-se por "Adore", my personal favorite:

The Smashing Pumpkins - "Ava Adore"

12 comentários:

_Loot_ disse...

Nem sei que expectativas tenho para este álbum, sempre gostei de Smashing mas desde que acabaram o Billy Corgan parece ter perdido uma certa energia não sei, nem sequei ouvi os álbuns dos zaum e dele a solo, porque a amostra não me puxou para isso, posso tar enganado claro.
Álbum preferido é dificil, o que mais gosto no Adore é ter sido o seguidor do Mellon collie e ser completamente diferente mas com um grande nível de qualidade, mas penso que preferido acabaria por escolher o Mellon Collie ou o siamese dream.

gonn1000 disse...

Também não sei o que esperar do novo disco, o dos Zwan não me convenceu muito mas o do Billy a solo, não sendo genial, não era nada mau. Também gosto muito do "Mellon Collie" e do "Siamese Dream", era bom que regressassem a esse nível, não (embora duvide)?

João D. disse...

Bem, antes de mais, tenhoa dizer que há concertos do caraças este ano. NIN já a partir de sábado, Blood brothers em plena terça feira de carnaval,e depois cult of luna, red sparowes em princípio, e katatonia todos em abril

E claro pumpkins, a minha banda favorita que vai fazer o concerto do ano. Porquê? simples: é só tocarem aqueles temas que toda a gente quer e pronto. Toda a gente é como quem diz... por mim tocavam o siamese inteiro e já me dava por contente :P Enfim é muito complicado furarem as minhas expectativas. Já em relação ao novo álbum tou borrado de medo... os gajos acabaram há 10 anos, a música evoluiu. Gostei do disco dos zwan, mas nem tanto da cena a solo do corgan. Enfim vai-se ver.


Mas bah tu não podes gostar assim tanto deles. O teu álbum favorito é o adore pá... :P Bom álbum, mas não propriamente o meu género. Demasiado colado a alguns pressupostos mais colados com electrónica e post-punk, coisas um bocado blargh. No entanto o disco é óptimo(aquela crestfallen é uma obra-prima).

Mas o siamese é brilhante. E o gish meio louco. E o mellon collie consegue ser emocional e maquinal ao mesmo tempo.

Quanto ao machina I nem o ouvi...lol

gonn1000 disse...

Não ouviste o "Machina"??? Então tu é que não gostas assim tanto deles, olha que é bem melhor do que o disco dos Zwan e tem algumas pérolas como "Raindrops + Subnshowers" ou "I of the Morning".
No "Adore" gostei precisamente disso, da electrónica sóbria e do pós-punk (na altura nem pensei nesta referência mas vendo bem até faz sentido).
Também acho que o problema do concerto vai ser a escolha do alinhamento, afinal canções não lhes faltam, mas como quase todas valem a pena não estou muito preocupado. Já as novas, é esperar para ouvir e depois falamos.

Lua Obscura disse...

Sempre que converso com alguns amigos que são admiradores de Smashing Pumpkins, estes não se conformam por eu afirmar que o meu álbum preferido da banda é o "Adore". Tem um registo um tanto ou quanto diferente, no entanto acho que é de uma força incrível, melodioso, com letras e músicas que quase fazem chorar as pedras da calçada. Definitivamente, embora aprecie o "mellon collie", "Adore" é para mim sublime.

gonn1000 disse...

Ahá, não sou o único a adorar o "Adore". Pois, os eleitos costumam ser o "Siamese Dream" ou o "Mellon Collie", também muito bons mas para mim não tão coesos. Boa escolha ;)

odete almerinda disse...

como eu adoro os smashing!
garanto que não perco o concerto. (penei tanto para arranjar um bilhetinho para o ultimo concerto deles por cá e não consegui!)
É DESTA!!!

gonn1000 disse...

Espero que seja desta, então. Também vou aproveitar para os ver, já que só vi o Billy a solo.

João D. disse...

Não comprei o machina I porque pura e simplesmente...enfim não consigo explicar, não calhou.

Eu acho o adore um ítem muito específico na discografia deles...não tem nada a ver com aqueles pumpkins que delineamos enquanto banda, ou seja se nós os descrevêssemos, pegariamos em guitarras mais sujas, distorções, algumas influências do grunge diria eu, mas nunca em coisas como depeche mode ou joy division...só no adore.

Não censuro ninguém que o eleja como disco preferido(é mais naquela da provocação) no entanto não me parece que um fã de pumpkins vá precisamente gostar mais do disco menos à smashing pumpkins...mas é uma questão de opinião.

eu pessoalmente prefiro o siamese que considero absiolutamente perfeito. Mas todos eles têm o seu quê de especial inegavelmente.

gonn1000 disse...

Sim, é o disco mais atípico deles e contém influências a que não tinham recorrido muito até aí, mas é curioso ver que o disco a solo do Corgan também se baseou muito nelas. Talvez porque o "Adore" tenha mais de Billy Corgan do que dos Smashing Pumpkins.

LilyStrange disse...

ui ui, vai ser muito bom.
As minhas expetactivas para o novo álbum são muito baixinhas. Confesso que gostei de Zwan, especialmente das músicas que não estavam no álbum, Billy a solo foi bom enquanto durou a febre. Já não toco no álbum há meses! A solo gostei muito de Jimmy Chamberlin. Tenho o álbum, tb vi ao vivo e achei fantástico. Um rock mt jazzístico e muito MUITO interessante.


o meu album preferido de SP é o siamese. Também gosto do Adore, o álbum da discórdia. E estou ansiosa de os ver.

gonn1000 disse...

Do Jimmy a solo só conheço umas duas canções, de que não desgostei mas que também não me incentivaram a conhecer mais.
Também não quero perdê-los desta vez, e já agora que tragam boas canções (novas, que as antigas não precisam de provar nada a ninguém).