quinta-feira, julho 28, 2005

OLD (X)SCHOOL

Em tempo de férias, aproveitei para dedicar alguma atenção aos livros de BD que ainda tenho por perto, onde constam as aventuras dos "Novos Mutantes", um dos muitos títulos originados a partir do universo dos X-Men...

Reparei que já lá vão mais de dez anos desde que comecei a acompanhar estas personagens, e lembrei-me da época em que dedicava a maioria do meu tempo a ler ou a fazer BD, antes de me interessar pelo cinema, música ou qualquer outra coisa, quando esperava vir a tornar-me desenhador num futuro então distante (yeah right...). Pois é, foi uma aspiração que se diluiu com o tempo, aos poucos fui deixando de me dedicar à nona arte, embora ainda tenha mantido a chama acesa até à faculdade, sobretudo quando o mais interessante em algumas aulas era mesmo ilustrar os cadernos...

Parece que ainda foi ontem que comecei a acompanhar o Sam, o Roberto, a Rahne, o Warlock (R.I.P.), o Rictor e a Tabitha, que segui do início ao fim da adolescência... Depois de tantos anos, todos mudámos, acho que eu mais do que eles, e já passámos por várias novas fases e sagas, até que lhes fui perdendo o rasto, assim como a outras coisas que deixei para trás... Entretanto, por vezes há elementos que recuperamos e desenterramos do passado, mas até que ponto valerá a pena???

...E pronto, há muito que já não fazia um post tão atípico e auto-indulgente, é o que dá desregular os horários de sono e ficar acordado até às tantas...

13 comentários:

brain-mixer disse...

;) Eu também quando era miúdo queria fazer BD. Ainda para lá tenho BD's do meu irmão mais velho (da Marvel anos 70's). Só que o jeito para o desenho não era lá muito famoso... Eh eh!

Unknown disse...

Fazer BD? Hummm... Mostra aí qq coisa, Gonn.

Hugzzz aos quadradinhos

gonn1000 disse...

Brain-Mixer: Dos anos 70 não tenho muitos, mas dos 80/90 ainda há uns quantos. Que nostálgico...

Kraak/Peixinho: LOL, pode ser que um dia destes traga qualquer coisa para aqui :)

Randomsailor disse...

Os Novos Mutantes... boa memória, eu sempre fui mais agarrado à equipa sénior, se bem que os novos mutantes tiveram umas sagas engraçadas! Tb eu estou a dar os últimos cartuchos para esse universo...

Abraço nostálgico!

Coutinho77 disse...

Os novos mutantes... que ela lembrança.. era totalmente agarrado ao universo marvel e dc, depois que acabaram as revistas da editora abril e começaram a alterar os formatos e principalmente os preços deixei-me disso.. com pena confesso.
Os novos mutantes tiveram uma fase fenomenal quando era orientados pelo então "bonzinho" magneto.
Abraço!

Anónimo disse...

tb eu gostava de desenhar bastante quando era mais novo, cheguei a pensar tirar um curso de Belas Artes e tentar vingar de qualquer forma na BD, mas outra paixão vinha a surgir lentamente, a música. Actualmente, a falta de tempo é uma granda m****, já não desenho, já não faço música, apenas posso escrever no meu blog sobre esses temas. sniff!! Pode ser que com a minha futura mudança de emprego, me dedique mais a essas paixões, desenho e música :)

Anónimo disse...

Fazer BD parece muito interessante e estimulante, qual Harvey Pekar. Mas não para mim, ainda me lembro de apanhar algumas negas a Visual, não dava 1 prá caixa:)
(mais depressa tornava-me 1º ministro que designer)

Aproveita bem a férias:)

Frankenstakion disse...

Gostei do post. Sempre gostei muito do Sunspot e da Wolfsbane e tive pena que os escritores nunca tivessem feito nada de jeito com eles após o final dos New Mutants. O Sunspot ainda aparecia em alguns números da X-Force mas a dizer coisas como "Madre de Dios!" e "Si" até que depois de chamados à atenção pelos leitores os escritores perceberam que os brasileiros falam português(enfim!)!

Eu bem que tentava desenhar mas do que gostava mais era de criar histórias.

gonn1000 disse...

Randomsailor: Pois é, mais tarde ou mais cedo acaba por acontecer...

Coutinho 77: Pois, quando o formato mudou também fui deixando de acompanhar com tanta frequência. Conheci os Novos Mutantes já na fase do Cable, mas depois li todas as aventuras anteriores...

Membio: Belas Artes também me passou pela cabeça, mas como não gostava de geometria descritiva e viver da BD em Portugal é um pouco utópico foi uma hipótese colocada de lado...

Turat Bartoli: Eheh...Harvey Pekar só descobri muito mais tarde. Ministro Bartoli?? Who knows...

MYX: Pois, o Sunspot dava jeito para aumentar a diversidade cultural, porque de resto pouco mais fazia do que aparecer (sobretudo na X-Force). A Rahne ainda teve uma participação interessante na melhor fase do X-Factor, mas de resto foi mal aproveitada (curiosamente agora treina os novos Novos mutantes LOL)...

Frankenstakion disse...

A Rhane já não treina os Novos Novos Mutantes. "Saltou" da escola porque andou com um aluno. Foi uma escândaleira!
Agora vai aparecer na nova versão do X-Factor (agência de detectives) com o Madrox, o Guido, a Siryn, a Monet, o Rictor e um membro mistério...

gonn1000 disse...

Ah, disso não sabia. Logo a Rahne, que era tão ajuizada, quem diria...E parece que Rictor/Shatterstar is no more, já que a Rahne e o Rictor vão voltar a estar na mesma equipa, não?

Frankenstakion disse...

É o que parece... A não ser que o membro misterioso seja o Shatterstar (mas n creio).

Detestei o "twist" da Rahne e do aluno (ainda por cima o tipo tinha namorada!) Mas ela anda um bocado saída da casca(leia-se mini-wolverine: com mota e casacos de cabedal) desde a morte da Moira (mãe adoptiva).Acho qua ainda vou dedicar um post a esta rapariga. lol

gonn1000 disse...

Então dedica :) Por acaso era uma das minhas personagens femininas preferidas nos Novos Mutantes, juntamente com a Tabitha...