"Olhem Para Mim", "Desencontros", "Uma Questão de...Bolas", "Os Coristas" e "Misteriosa Obsessão" são os cinco filmes que chegam a salas de cinema nacionais esta semana.
Vencedor do Prémio de Melhor Argumento no Festival de Cannes de 2004, "Olhem Para Mim" (Comme Une Image) é a mais recente obra da realizadora do muito aclamado - e recomendável - "O Gosto dos Outros" (um sucesso de crítica e público). Tal como no seu filme de estreia, Agnès Jaoui apresenta uma fusão de drama e comédia (dramedy) centrado nas experiências quotidianas de uma intrincada teia de personagens cujas relações se interligam. As ilusões das aparências e o poder da fama são alguns dos temas focados. Agnès Jaoui, Jean-Pierre Bacri, Marilou Berry, Laurent Grévill, Virginie Desarnauts e Keine Bouhiza compõem o elenco.
Um dos recentes exemplos do cinema independente norte-americano, "Desencontros" (We Don''t Live Here Anymore) é o novo filme de John Curran e aborda as relações de dois casais, expondo os desgastes causados pela rotina da vida a dois e proporcionando um retrato da infidelidade conjugal. Vencedor do Prémio de Melhor Argumento no Festival de Sundance deste ano, "Desencontros" inspira-se em dois contos de Andre Dubus, "We Don''t Live Here Anymore" e "Adultery". O elenco é de luxo, contando com interpretações de Mark Ruffalo, Laura Dern, Peter Krause (da série "Sete Palmos de Terra") e Naomi Watts. Já vi e recomendo, é uma das boas surpresas indie do ano.
"Uma Questão de...Bolas" (Dodgeball: A True Underdog Story) é a primeira longa-metragem de Rawson Marshall Thurber, realizador oriundo da publicidade. Protagonizada por Ben Stiller e Vince Vaughn, esta comédia retrata um campeonato de "jogo do mata" (dodgeball) organizado pelos patrões de dois ginásios. Parece ser o típico filme para ver com os amigos e muitas pipocas (o que não é necessariamente mau)...
"Os Coristas" (Les Choristes), de Christophe Barratier, é o filme francês candidato a Óscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2005 e aborda o conflito entre os métodos consideravelmente liberais de um professor de música e o sistema mais conservador do colégio interno que o acolhe. Combinando drama, comédia e muita música, "Os Coristas" foi um dos mais recentes êxitos de bilheteira em salas francesas. Vi o filme na 5ª Festa do Cinema Francês e não me entusiasmou muito...demasiado politicamente correcto, previsível e "pronto-a-agradar"...
"Misteriosa Obsessão" (The Forgotten) narra o estado de crescente perturbação de uma mãe face à perda do filho de oito anos. O cenário de dor agrava-se quando as evidências apontam para a inexistência de quaisquer registos da existência da criança, originando um jogo de tensões e reviravoltas entre a sanidade e a loucura. O filme é realizado por Joseph Ruben e Julianne Moore lidera o elenco.
Sem comentários:
Enviar um comentário