quinta-feira, novembro 04, 2004

O DIA NÚMERO UM

Com uma programação que decorrerá entre 3 e 13 de Novembro, o Número Festival ocupará os espaços do Lux, Centro Cultural de Belém e Fórum Lisboa, este último palco da cerimónia de inauguração de ontem.

Na edição deste ano, o tema focado é «Civilização de Imagens - Civilização de Clichés», o ponto de partida para a exploração de novos e criativos territórios relacionados com o cinema, a música, a cultura urbana e os novos media, promovendo a descoberta de nomes inéditos e com potencial.

Na noite de ontem, o Número Festival abriu portas pelas 22h30m com a entrega dos Prémios Portugueses Multimédia, MC-ICAM/Número e com a divulgação do Concurso "Alarga a Tua Vida: Prémios Alcatel Rec 2" (através do qual qualquer artista musical pode colocar a sua música ou videoclip inéditos no site www.alargatuavida.com).
A sessão continuou com um diversificado caleidoscópio de música ao vivo com o fado de Camané, as calorosas sonoridades cabo-verdianas de Lura, as dinâmicas atmosferas electrónicas dos Micro Audio Waves com Rui Reininho (numa inspirada amálgama de ambientes digitais com ritmos castelhanos) e as batidas hip-hop de D-Mars. Esta multiplicidade de géneros musicais exemplifica as sonoridades a que o concurso "Alarga a Tua Vida" está aberto.
Pelo palco passaram ainda os Post Hit, com seis canções do seu álbum de estreia que deverá ser editado no início de 2005. Exibindo uma atitude retro-futurista e domínios musicais marcados pelo electropop - notam-se elementos de ligação sonora aos Depeche Mode ou mesmo aos portugueses Loto -, a banda proporcionou um pequeno showcase que faz prever um apelativo primeiro disco (actualmente em fase de produção por Armando Teixeira, elemento dos Balla e Bulllet).
Para o final da noite, a inauguração do Número Festival incluiu o set de dj/vídeo de Ann Shenton, dos Add N to (X). Interligando som e imagem, Shenton gerou uma fusão de ruído, tonalidades electrónicas, interferências, pós-rock, distorções e uma considerável carga experimental, expondo a postura vanguardista presente em discos como "Avant Hard" ou "Add Insult to Injury".

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