segunda-feira, outubro 11, 2004

"ICH HEISSE SUPER FANTASTICH!!!"

Os escoceses Franz Ferdinand foram a banda vencedora do Mercury Prize 2004, uma distinção atribuída por especialistas britânicos aos projectos musicais mais criativos e inovadores do ano. :D


"Franz Ferdinand", o muito aclamado registo de estreia do grupo (excluíndo o EP "Darts of Pleasure"), foi considerado o melhor disco da lista de nomeados para o Mercury Prize deste ano. Entre os restantes nomes candidatos ao prémio incluíam-se os Basement Jaxx, Snow Patrol, Robert Wyatt e Belle & Sebastian, entre outros.

Já distinguido por muitos como um dos mais coesos e imprescindíveis álbuns de 2004 (e eu assino por baixo!!), "Franz Ferdinand" apresenta uma mistura de pop, indie rock, new wave e contagiantes texturas electrónicas, contendo um conjunto de canções carismáticas como os singles "Take Me Out", "Darts of Pleasure" (o tema que termina com letra em alemão: "Ich heisse Super fantastich! Ich trinke Champers mit Lachsfiche!"), "Matinee" (talvez o seu tema mais mediático), o portentoso "Michael"(que tem um intrigante e festivo videoclip) e o mais recente "This Fire", outro concentrado de energia.

Entretanto, os quatro rapazes foram recentemente nomeados para os prémios da MTV e da revista britânica Q. Boa escolha...

3 comentários:

O Puto disse...

Apesar do que se diz sobre as influências ou aparentes colagens dos Franz Ferdinand (Interpol, Gang of Four, etc.), gosto de ser um pouco amnésico (e sou-o muitas vezes inconscientemente) e dar o verdadeiro valor a esta obra genuina e valiosa. Quando o ouvi pela 1ª vez, e já foi no início do ano, elegi este disco como um daqueles que figurará no meu top ten de 2004. Sinto que há algo mais neste disco que os ritmos apelativos ou os refrões orelhudos, mas não consigo definir bem. Tal como não consigo definir bem tudo aquilo que me dá prazer na vida.
Se quiserem ver umas opiniões modestas sobre alguns discos, dêem uma espreitadela a http://blogdoputo.blogspot.com/.
Hummmm. Acho que vou roubar este "comment" para um dos futuros "posts". Solicito autorização.

O Puto disse...

Apesar do que se diz sobre as influências ou aparentes colagens dos Franz Ferdinand (Interpol, Gang of Four, etc.), gosto de ser um pouco amnésico (e sou-o muitas vezes inconscientemente) e dar o verdadeiro valor a esta obra genuina e valiosa. Quando o ouvi pela 1ª vez, e já foi no início do ano, elegi este disco como um daqueles que figurará no meu "top ten" de 2004. Sinto que há algo mais neste disco que os ritmos apelativos ou os refrões orelhudos, mas não consigo definir bem. Tal como não consigo definir bem tudo aquilo que me dá prazer na vida.
Se quiserem ver umas opiniões modestas sobre alguns discos, dêem uma espreitadela a http://blogdoputo.blogspot.com/.
Hummmm. Acho que vou roubar este "comment" para um dos futuros "posts". Solicito autorização.

gonn1000 disse...

Acho que o facto de os associarem a outras bandas não é necessariamente negativo, sobretudo quando se comprova (como tu dizes) que o disco tem personalidade suficiente para se sobrepor a esses pontos de referência.
Por acaso já tinha descoberto o teu blog há pouco tempo, mas obrigado pelo conselho...E claro que podes colocar lá o "comment"...