Após uma programação recente marcada pelo Indie LX e pela 5ª Festa do Cinema Francês, o Cinema S. Jorge é agora o centro do 1º Festival de Cinema Asiático, que decorre entre 22 e 24 de Outubro.
O evento apresenta alguns dos títulos mais marcantes do cinema oriental recente, exibindo obras de origem chinesa, coreana, indiana, indonésia e tailandesa.
Apesar desta primeira edição ser relativamente curta, os organizadores do evento revelaram, durante a cerimónia de inauguração, a vontade em realizar futuras edições que decorressem durante mais tempo e que possibilitassem a divulgação de um maior número de filmes. As duas obras que iniciaram a programação do Festival foram "Gandhi", o emblemático drama épico de Richard Attenborought (uma co-produção entre a Índia e o Reino-Unido), e "Ditto", de Kim Jeon-kwon (de origem coreana).
Inédito em salas nacionais (tal como a maioria dos filmes do evento), "Ditto" é uma curiosa mistura de drama juvenil, comédia e ficção científica. O filme retrata a ligação entre uma jovem de 1979 e um adolescente de 2000, interligados através das conversas partilhadas por ambos por via de um rádio amador HAM. Apesar de pertencerem a diferentes períodos temporais, os jovens constroem, aos poucos, uma peculiar relação e tornam-se cada vez mais próximos (mesmo não podendo encontrar-se um com o outro). Expondo alguns paralelismos com ambientes herdados da série "Twilight Zone" e de "Frequência" (Frequency), de Gregory Hoblit, "Ditto" constituiu uma interessante porta de entrada para o Festival.
Organizado pela Fundação Oriente e pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), o 1º Festival de Cinema Asiático terminará hoje com a exibição de 6 filmes:
Sala 2:
15h00m - "Mekong Full Moon Party" - Tailândia
17h30m - "Mekong Full Moon Party" - Tailândia
20h00m - "Ditto" - Coreia
Sala 3:
15h00m - "Langitku Rumahku" - Indonésia
17h30m - "My Sassy Girl" - Coreia
20h00m - "Gandhi" - Índia
Cinema S. Jorge: Av. Liberdade, 1751050-200 Lisboa T: 213103400 Bilhetes: 2 Euros
Sem comentários:
Enviar um comentário