sábado, janeiro 28, 2006

LUMIÉRE: OS VENCEDORES

30 blogs participaram na 2ª edição dos Prémios Lumiére - incluindo este - e os resultados das votações já foram apurados. O excelente "O Despertar da Mente", de Michel Gondry, foi considerado o Melhor Filme da edição anterior, referente às estreias de 2004, e desta vez a escolha recaiu sobre "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos", de Clint Eastwood, considerado pelo júri o Melhor Filme de 2005. Enfim, não é um dos meus preferidos, mas também não o foram os vencedores da maioria das restantes categorias. Aqui fica a lista:

Melhor Filme: "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos"


Melhor Realizador: Clint Eastwood ("Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos")

Melhor Actor: Javier Bardem ("Mar Adentro")

Melhor Actriz: Hilary Swank ("Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos")

Melhor Actor Secundário: Morgan Freeman ("Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos")

Melhor Actriz Secundária: Natalie Portman ("Perto Demais")

Melhor Argumento: "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos"

Melhor Montagem: "O Aviador"

Melhor Fotografia: "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos"

Melhor Banda Sonora: "A Noiva Cadáver"

Melhor Filme de Animação: "A Noiva Cadáver"

Revelação Masculina 2006: Zach Braff ("Garden State")

Revelação Feminina 2006: Rachel McAdams ("Red Eye")

11 comentários:

Anónimo disse...

é um bom filme, com uma boa história e excelente realização, mas por vezes torna-se um pouco "sloooooowwww" demais :)

gonn1000 disse...

Concordo, acho que é um dos filmes mais sobrevalorizados dos últimos anos, mas é daquelas coisas...

Juom disse...

O Million Dollar Baby também não é o meu favorito do ano, mas é um deles. O Clint é daqueles tipos que não sabem fazer maus filmes.

Já agora, Gonçalo (e todos os que queiram participar), vinha lembrar-te para votar até dia 31 na segunda fase dos GMA (www.gmawards.no.sapo.pt) ;-)

Ricardo disse...

Viva caro colega do júri,

Não foi a minha escolha pessoal (MDB) mas tembém fiquei rendido à sua qualidade na altura que vi o filme. Só que já estreou há um ano e tive oportunidade de reve-lo e, passado o efeito choque, o filme perde bastante e ficam à vista algumas falhas como a relação da poersonagem de Swank com a família.

Mesmo assim gostei da iniciativa e acho que se fez justiça.

Abraço,

gonn1000 disse...

Paulo: Não sabe fazer maus filmes? Mais uma vez estamos em desacordo, mas adiante...
Ok, participei na 1ª fase mas na 2ª ainda não, já trato disso :)

Ricardo: Pois, também acho que esse é um dos pontos fracos do filme, mas apesar de não concordar com a maioria dos seleccionados acho quevaleu a pena participar.

Juom disse...

Epah, qual foi o filme mau dele que viste? Sinceramente não me lembro de nenhum, mas posso estar esquecido ;-) O True Crime é para o fraquinho, mas acho que está longe de ser mau...

gonn1000 disse...

Precisamente, acho que o "True Crime" é banalíssimo, e "Absolute Power" também não é nada de especial.

Anónimo disse...

Na na na, nem o True Crime e o Absolute Power são maus- vocês estão é com O Sargento de Ferro claramente em falha. É 1 filme claramente para esquecer, mas, enfim, o Clint é como o vinho e agora pode dar-nos belíssimos filmes como Mystic e M$B.

Abraços

gonn1000 disse...

Pois estou, confesso que não vi esse, mas se tu dizes que é pior do que os outros a vontade também não é muita :P

Anónimo disse...

esta lista ainda é pior do que as preferencias do ano 2005.

gonn1000 disse...

Tanto pragmatismo para criticar opiniões alheias e tão pouco quando se trata de se identificar...