Atenção: Hoje, sábado, à meia-noite, "Noite Escura" tem a sua estreia na televisão, na RTP1. Mesmo quem tenha resistências ao cinema português deve colocar os preconceitos de lado e dar uma oportunidade a este filme, que foi uma das melhores surpresas de 2004, apresentando um realismo, trabalho de actores, argumento, atmosfera e realização muito conseguidos. Mais detalhes aqui.
Mesmo não considerando a mais recente obra de João Canijo uma obra-prima, acho que os comentários da crítica foram justos:
"(...) o melhor filme de João Canijo e que devia ser estudado em qualquer escola de cinema (...) Notável, tal como os actores."
- António Cabrita (Expresso)
"Nem sociológico nem abjeccionista, sem «denúncia» nem lição de moral, NOITE ESCURA é o melhor filme de Canijo até agora"
- Eurico de Barros (Diário de Notícias)
"Dizer que NOITE ESCURA é um dos melhores filmes da história do cinema português não é um elogio - é uma evidência. O realizador João Canijo superou-se"
- José Miguel Tavares (Premiere)
Mas não há nada como julgarem por vocês próprios mais logo...
17 comentários:
Ainda bem que avisaste porque não sabia disto! Vou gravar. E agora a 2 começou a transmitir uma série de documentários sobre a historia do blues. Na passada quinta-feira deu o documentário feito pelo Martin Scorsese, na próxima quinta o documentário é da autoria do Wim Wenders.
É verdade, soube da emissão do primeiro documentário mas depois esqueci-me de o ver, para a semana tenho que me lembrar disso. Viste essa divulgação no Fórum Sons, não? :)
A primeira vez vi uma apresentação que ia dar na 2, pouco depois vi lá no Fórum Sons a divulgação. Se todos os documentários tiverem o mesmo grau de qualidade do do Martin Scorsese, então é algo que merece realmente ser visto.
Pronto, então vou mesmo tentar não perder os próximos :)
Já tinha visto (e estudado) o Noite Escura mas ontem, quando por sorte o apanhei de início, não perdi a oportunidade de o rever.
Grande filme.
Vera: Também o revi, e achei-o tão envolvente e tenso como da primeira vez.
Lost in Space: Well done ;)
E na mesmo altura a 2 dava o Pulp Fiction. Foi um tal zapping...
Pois foi, mas eu dediquei-me mais a este...
Concordo plenamente ctg Gonçalo. É um grande filme português a todos os niveis. Bastante pesado mas muito bom mesmo. Vi-o há pouco tempo e recomendo-o vivamente...
Cumprimentos
Sérgio Lopes
Sim, não é só no Oriente que se fazem bons filmes ;)
Nem mais, Gonçalo! Deve ser das pouquíssimas vezes que concordei com a crítica portuguesa: é, realmente, um filme extraordinário e escolhi-o no meu blogue como um dos 7 filmes da minha vida.
Não seria um dos 7 da minha, mas dos 7 melhores feitos por cá, seguramente.
Rai's parta que nessa exacta hora estava num casamento em Sintra... "Rai's parta" como quem diz que queria muito ver o filme, mas há coisas que estão acima do visonamento d1 filme, tal como o matrimónio de 1 familiar(custoume escrever isto:P
Não é desculpa, saías um bocadinho e vias o filme entretanto. Mau cinéfilo, Artur, mau cinéfilo :P
Sim, tem uma interpretação excelente, assim como a Rita Blanco.
Eu falei há dias com a Beatriz Batarda, que, além de ser uma querida, me contou que o filme está na corrida para as nomeações ao óscar de melhor estrageiro. O filme é magnífico, mas talvez não seja material para a Academia: é demasiado polémico e violento. Em todo o caso, vou ficar a fazer figas.
Decididamente, não tem nada a ver com a maioria dos filmes mais acolhidos pela Academia (e ainda bem), mas é melhor do que muitos deles.
Enviar um comentário